AÇÕES NO CALÇADÃO NO DIA DE COMBATE AO FUMO | TR Revista

AÇÕES NO CALÇADÃO NO DIA DE COMBATE AO FUMO



No dia 29 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. No final da década de 1980, o Ministério da Saúde criou, através do INCA, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), com o intuito de reduzir as mortalidades causadas pelo uso do tabaco e, desde então, o município de Três Rios vem trabalhando ações educativas para prevenir a iniciação do tabagismo e promover a diminuição do fumo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo do tabaco mata aproximadamente 6 milhões de pessoas a cada ano, por isso é preciso  intensificar as ações educativas e medidas de controle. O cigarro faz mal a qualquer pessoa, independente de sexo, idade, raça, cor, cultura e educação. O uso do tabaco está associado a doenças cardiovasculares, pulmonares, câncer, úlceras gastrointestinais, impotência sexual em homens e infertilidade nas mulheres.

Nesta terça-feira (29), as equipes do NASF, do Programa de Controle do Tabagismo, Atenção Básica, ATAN e da Educação Permanente, farão um evento no Calçadão a partir das 8 horas, para divulgação de atividades relacionadas ao controle do tabagismo.

As reuniões do  Programa de Controle do Tabagismo do município acontecem às  segundas-feiras no Posto Central (Rua da Maçonaria, número 320) e às quartas-feiras na Clínica da Família (Vila Isabel). As inscrições para participar são feitas uma vez por mês, estando  a próxima marcada para o  dia 4 de setembro, às 8 horas, no Posto Central.

O Programa trabalha com fornecimento de goma e adesivos (ambos fornecidos de acordo com a condição de cada usuário por profissional qualificado) e grupos conduzidos por uma equipe multiprofissional em parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e Coordenação de Odontologia,  contando com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e dentistas.