AGOSTO, FESTA EM TRES RIOS | TR Revista

AGOSTO, FESTA EM TRES RIOS





Considero não apenas didático, mas de afago ao orgulho trirriense , uma gota de História que vem lembrar a muitos que o mês em curso celebra importantíssimo acontecimento institucional para Três Rios.
Povoado já em 1858, após a abertura do feudo da Fazenda Cantagalo para a abertura da estrada carroçável União e Indústria, o núcleo populacional - com o grande empreendimento da chegada da ferrovia em 1867 – cresceu de tal forma, em população e insumos político-sociais, que o orgulhoso tradicionalíssimo município de Paraíba do Sul viu-se na obrigação de elevar o próspero povoado à categoria de distrito, em agosto de 1890.
A partir dessa promoção institucional, o agora 2º distrito sul- paraibano fez jus receber Cartório de Paz, subdelegacia e outros beneficiamentos oficiais essenciais ao traço de seu perfil político.
Abro parênteses ao relato geral para uma lembrança, em homenagem ao líder da luta na conquista da elevação distrital:  Nelson Viana, nordestino arretado, aportado no então povoado no início da década de 1890, onde bem prestou seu ofício de farmacêutico, principalmente aos despidos de recursos materiais. Após a elevação, ao ensejo de uma novidade constitucional, foi o nosso 1º vereador, á época, vereador distrital. Hoje, com irrefutável justiça, dá nome à importante rua do centro da cidade.
Sob o status distrital, a população entrerriense pode aprofundar e sentir com maior força o seu ideal de autonomia. A campanha emancipacionista robusteceu-se a partir dos anos 20.
De agosto de 1890 a dezembro de 1938, foram exatos 48 anos de ideal separatista. Cabe salvas ao município de Três Rios, pela passagem de mais um ano desse importante evento citadino. Viva!