img
  

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMBATE PRISÃO DE VENTRE

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMBATE PRISÃO DE VENTRE



A prisão de ventre, ou “intestino preso”,  é um problema que afeta um grande número de pessoas, e nesta época do ano a situação se agrava, pois o clima frio proporciona o consumo de comidas mais pesadas, como queijos, frituras, caldos, feijoada...O resultado é uma dificuldade maior para evacuar, devido aos exageros alimentares que comumente cometemos no inverno.

As mulheres sofrem mais que os homens. Seis em cada dez reclamam do  excesso de gases, dores de cabeça e abdominais.  A causa pode ser o consumo  exagerado de carboidratos, principalmente no período pré-menstrual, e a falta de fibras na alimentação, que ajuda a  provocar a disfunção da flora intestinal, causando desconforto abdominal e sensação de inchaço.

O funcionamento do   intestino varia de uma pessoa para outra, dependendo da  necessidade de cada organismo. Segundo alguns médicos,  pode-se considerar normal o intestino que  funciona de duas vezes ao dia até duas ou três vezes por semana. Além da frequencia, a consistência das fezes e a quantidade eliminada dependem muito do quanto e do que a pessoa come.

Quem sofre de prisão de ventre costuma ter como primeira opção o  uso de laxantes, mas é preciso  ter  muito cuidado, pois o uso excessivo  pode agredir a flora intestinal. Além disso, depois de algum tempo o  organismo pode se tornar “dependente” do laxante ou  “se acostumar” com o medicamento, que passará a não fazer mais efeito. Os laxantes só devem ser utilizados com prescrição médica.

Mais importante que qualquer medicamento é a mudança dos hábitos alimentares, que pode ajudar a resolver ou minimizar o problema da prisão de vente. A primeira recomendação é o aumento do consumo de água. É preciso beber muita água, cerca de dois litros  todos os dias. Em seguida vem o aumento do consumo de  frutas e alimentos ricos em fibras:

Laranja com bagaço: a maior quantidade das fibras da laranja está no bagaço. Por isso, quem tem intestino preso deve comê-la inteirinha! A mais indicada é a laranja serra d’água. Recomendação: 1 unidade média/dia.

Ameixa preta:  contém sorbitol, substância com efeito laxativo muito eficiente e sempre recomendada por nutricionistas. Pode ser ingerida seca ou em calda. Recomendação: 2 unidades/dia.

Mamão papaia: é praticamente um laxante natural. A  papaína, substância presente em sua composição, estimula a mucosa intestinal de maneira natural e facilita os movimentos de expulsão das fezes. Recomendação: ½ unidade/dia.

Linhaça: rica em fibras solúveis e insolúveis, a linhaça aumenta o volume do bolo fecal, aumentando o trânsito intestinal e ainda contribuindo para a limpeza eficaz da região. Recomendação: consumir uma colher de sementes de linhaça trituradas  com leite ou iogurte uma vez ao dia, de preferência no café da manhã à noite.

Deve-se utilizar também verduras e legumes, de preferência crus, e alimentos integrais, como pão, biscoito, arroz e torrada.

 Importante: nenhuma destas recomendações substitui o acompanhamento médico. Quem sofre de “intestino preso” deve ser acompanhado por um clínico, que aconselhará as melhores medidas para a solução do problema.

Fonte: Roberta dos Santos Silva  nutricionista,  formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113