AMIGOS DO TREM E PREFEITOS REÚNEM-SE EM TRÊS RIOS | TR Revista

AMIGOS DO TREM E PREFEITOS REÚNEM-SE EM TRÊS RIOS



Acontece na próxima segunda-feira (10)  o encontro dos prefeitos de  dez municípios com os representantes da ong  Amigos do Trem. Na ocasião, serão discutidos detalhes do Projeto  Trem Turístico, que ligará Três Rios ao município de Cataguases, interligando os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O grupo estará reunido a partir das  16h,  na sede da Prefeitura  de Três Rios.

O Trem Turístico é um projeto que visa resgatar a história da ferrovia, principal responsável pelo surgimento e crescimento dos municípios da  região. Apoiando a idealização desse projeto, criado pela ONG Amigos do Trem, a Prefeitura de Três Rios está empenhada em implantar a ideia na região, por meio de parceria com as demais prefeituras por onde a locomotiva irá passar, além de buscar apoio da iniciativa privada.

Cortando as cidades de Três Rios, Chiador, Sapucaia, Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina, Cataguases, Santo Antônio de Pádua e Palma, o Trem Turístico fará um trajeto de aproximadamente 120 km, sendo o primeiro trem turístico interestadual do país, com capacidade para 800 passageiros.

Além das viagens, a Associação Amigos do Trem visa ainda colocar em funcionamento o Projeto Ferrovia Escola, que capacitará os participantes, através de aulas práticas e teóricas, para trabalhar em ferrovias, abrindo oportunidades para quem quer ingressar no mercado de trabalho. O projeto gerará, inicialmente, cerca de 150 empregos diretos e indiretos.

"Com este projeto vamos incentivar novos roteiros turísticos, enaltecendo o potencial econômico de nossa região, integrando os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Estou muito otimista com os resultados que poderemos alcançar. O empenho de todos os prefeitos e a parceria com os ministérios do Turismo e do Transporte, vai garantir o sucesso desse empreendimento", afirmou o prefeito Josimar Salles.