ARROZ COM FEIJÃO É DANADO DE BOM! | TR Revista

ARROZ COM FEIJÃO É DANADO DE BOM!



Arroz e feijão todo mundo tem em casa, certo? Então vamos dar hoje 2 receitas utilizando esses dois ingredientes presentes em qualquer cozinha. A primeira, na versão tradicional do "Baião de Dois" que os nordestinos amam de paixão. Alguns produtos, como o feijão verde e o queijo coalho, você só vai encontrar em lojas ou feiras de produtos típicos. A segunda versão, adaptada para os ingredientes mais fáceis de achar, também fica muito saborosa. Vamos experimentar?

BAIÃO DE DOIS TRADICIONAL
Ingredientes:  1/2 kg de feijão verde;  1 paio cortado em rodelas; ;   2 tabletes de caldo de carne;  1 cebola ralada;  1 dente de alho amassado;  3 colheres (sopa) de óleo;   1/2 colher (sopa) de coentr picado; 2 xícaras e 1/2 (chá) de arroz lavado e escorrido;  150 g de queijo de coalho cortado em fatias finas.
Modo de fazer:deixe o feijão de molho de véspera.  No dia seguinte cozinhe-o juntamente com o caldo de carne e 2,5 litros de água fria;tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora;em outra panela doure a cebola, o alho,  e o paio. Junte o coentro e o arroz. Acrescente o feijão já cozido, juntamente com o caldo.     Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar até que o arroz fique cozido, úmido e com consistência cremosa. Cubra o arroz com as fatias de queijo.  Tampe a panela novamente e deixe que o vapor derreta o queijo. Sirva acompanhado de carne-de-sol frita ou assada.

BAIÃO DE DOIS ADAPTADO

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina; cheiro verde a gosto;  1 cebola roxa ralada;  1 colher (sopa) de alho picado;  2 xícaras (chá) de feijão cozido;  2 1/2 xícaras (chá) de arroz branco cozido;   1 1/2 xícara (chá) de queijo  minas em cubos; 1 xícara (chá) de bacon em cubos; 1 xícara (chá) de pimentão verde.
Modo de fazer:numa panela grande, em fogo médio, frite o bacon  até soltar a gordura.    Retire o bacon e reserve. Na mesma panela, aqueça a manteiga, adicione o pimentão verde, a cebola roxa e refogue por mais 3 minutos.Acrescente o alho, o feijão e frite por 3 minutos.    Junte o arroz e mexa.  Adicione o queijo, o bacon reservado, a cebolinha e misture.  Sirva decorado com cebolinha.