img
  

CÂMARA PROMOVEU AUDIÊNCIA SOBRE A CAUSA ANIMAL

CÂMARA PROMOVEU AUDIÊNCIA SOBRE A CAUSA ANIMAL



Os vereadores de Três Rios, representantes do Poder Executivo e  defensores dos animais  se reuniram na noite da última quarta-feira, dia 31, na audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores, no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, para discutir problemas relacionados à causa animal.

Estamos tratando de um caso de saúde pública. É uma causa importante e que precisa ser discutida, analisada e trabalhada por todos nós. A questão não é só evitar que encontremos com animais abandonados no meio das ruas, mas é evitar que doenças sejam disseminadas. É uma correlação de cuidado e saúde”, ponderou o presidente da Câmara de Vereadores e autor da solicitação de audiência pública, Nilcélio Sá.

Durante o encontro, a representante da TR Apatre, Kátia Muniz, e a presidente da Ong Patinha Amiga, Ana Carolina Motta Junqueira, apaixonadas pelos animais, falaram sobre as dificuldades de realizar o trabalho na cidade, entre eles a  alimentação dos animais recolhidos, castração, tratamento de doenças, medidas preventivas e a preocupação com a finalidade do  canil municipal, para que o mesmo nãos e transforme em um depósito de animais.

Convidada para participar do evento, Miriam Neder, coordenadora do Canil Municipal de Juiz de Fora, também falou sobre as dificuldades para implantar o trabalho na cidade mineira, mas garantiu que com muito esforço, dedicação dos envolvidos  e amor à causa, a tarefa vem surtindo efeitos positivos. Miriam é responsável pelo canil que abriga 500 animais, incluindo gatos e também  cavalos e bois que são recolhidos transitando pelas ruas de Juiz de Fora.

Representando o prefeito de Três Rios, o chefe de gabinete, Bernardo Goytacazes, falou sobre a parceria entre Legislativo, Executivo e Ongs, frisando  que o governo municipal vai finalizar as  obras do Canil Municipal e também  se responsabilizar pela alimentação dos animais recolhidos, cuidados para prevenir doenças e  imunização.  Ainda segundo o chefe de gabinete, será realizado um cadastro de clínicas veterinárias para atender aos animais em casos de doença e lojas para fornecimento de medicamentos.

Bernardo informou que realizará um estudo para que possam ser feitos atendimentos também nos bairros de Três Rios, com a possível implantação de um veículo para castração móvel.

O comandante do Destacamento do Corpo de Bombeiros, capitão Vinícius Vilela, que também é defensor da causa, falou sobre a dificuldade que a corporação enfrenta nos casos de recolhimento de animais. O capitão informou que muitas das vezes, falta a informação do local pra onde o animal precisa ser enviado.

Com leis específicas que protegem os animais em mãos, os vereadores Nilcélio Sá e Juarez de Souza fizeram as considerações finais e garantiram que vão se empenhar para lutar pela causa animal. “Entendemos que é um assunto que muitos questionam se precisa de tanta  atenção, mas é sim, um assunto que precisa ser discutido. Doenças podem ser evitadas simplesmente com o cuidado. Precisamos estimular esta conscientização de todos e cuidar dos animais que foram ou serão recolhidos pela equipe de voluntários ou da prefeitura”, disse o vereador Juarez de Souza, relator da Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Vereadores de Três Rios.

Finalizando o evento, que contou  também com a participação de muitas pessoas interessadas no assunto,  o presidente da Câmara de Vereadores, Nilcélio Sá, agradeceu a participação de todos; à diretora da Universidade, Helena Mattos,  por ceder o espaço,  e informou que enviará uma ata do encontro para o chefe do Poder Executivo e Ministério Público, que tem acompanhado o caso. “Tenho certeza de que ações positivas sairão daqui. Seja pelo Poder Executivo, com o auxílio do Legislativo, seja pela Ong que agora sabe que contará com o apoio do município. Isso não é um problema só dos voluntários, e não é um problema só do município. É um problema nosso e vamos discuti-lo  com muito cuidado e  carinho, pois os animais precisam da nossa atenção”, finalizou o presidente.

Também participaram do evento: o subsecretário de Ordem Pública, Luciano João Soares Filho; a diretora do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC Três Rios), Helena Maria Oliveira França e Silva; os vereadores Luiz Alberto Barbosa, Fabiano Oliveira, Jonas Mascarenhas Macedo (Jonas Dico) e Robson Souza, o segundo autor proponente do evento.