CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NESTE SÁBADO EM TR | TR Revista

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NESTE SÁBADO EM TR



A prefeitura de Três Rios, através da Secretaria de Saúde, irá promover, neste sábado (16), o Dia "D" para Campanha de Multivacinação e atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Iniciada no dia 11, essa campanha tem como um dos focos o incentivo aos adolescentes para a vacinação contra o HPV.

A campanha de atualização busca chamar a atenção para a baixa procura pela vacina contra o vírus. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, em 2016 foram distribuídas cerca de 354 mil doses para os 92 municípios. Já este ano, até o mês de maio, a demanda foi de apenas 34 mil doses – cerca de 10% do total em relação ao ano passado. 

A resistência que ainda se observa quando se analisa a vacinação contra o HPV no país deve-se, principalmente, à falta de informação. A vacina é segura e importante para o futuro dos jovens. "Em tese, como qualquer imunizante, quanto antes for aplicado, melhor será a resposta imunológica. Como é permitida a partir dos 9 anos para meninas e a partir dos 11 anos para os meninos, é essencial que os pais tenham consciência de que esta é uma proteção a ser adotada agora para a segurança dos filhos no futuro", destacou o secretário de Saúde, Luiz Alberto Barbosa. 

Além da imunização contra o HPV, serão aplicadas, ainda, doses de vacinas contra hepatite B, antitetânica, dtp, meningite C, pneumocócica 10 valente, poliomielite (vip e vop), febre amarela, triviral, tetraviral, hepatite A e pentavalente.

Os pontos de vacinação serão: Policlínica Walter Gomes Francklin (Posto Central), Clínica da Família na Vila Isabel,  UBSs de Bemposta, JK, Cantagalo, Werneck Marine, Pátio da Estação, Habitat, Centro, Purys, Caixa Dágua, Mirante Sul, Santa Terezinha, Portão Vermelho, Boa União, Cidade Nova, Monte Castelo, Pilões, Moura Brasil, Ponte das Garças, Ponto Azul, Triângulo, Mãe Preta, Jaqueira, Vila Nova, Morada do Sol e Cariri, das 8h às 16h. A campanha segue até o dia 22 de setembro e é muito importante a apresentação da caderneta de vacinação para que seja atualizada.​