COLETA DE LIXO VOLTA AO NORMAL EM TRÊS RIOS | TR Revista

COLETA DE LIXO VOLTA AO NORMAL EM TRÊS RIOS



A Subsecretaria de Comunicação Social da Prefeitura e Três Rios divulgou, na última sexta-feira, a seguinte matéria,  a respeito da paralisação da coleta de lixo na cidade: 

Dar a destinação adequada ao lixo gerado na cidade: este é, há décadas, um dos maiores desafios dos municípios brasileiros. Em Três Rios, na manhã desta quarta-feira (25), uma ação do INEA determinou a interdição do lixão da cidade que funciona há vários anos no local e o município teve a coleta prejudicada. Imediatamente, o governo deu início ao processo de desativação do lixão, que foi isolado e está sendo monitorado por 24 horas.

Sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura já havia iniciado o plano de ação para desativação do lixão, inclusive com publicação de edital para licitação da coleta e destinação final dos resíduos sólidos que deveria ter ocorrido no dia 25 de abril. Entretanto, o processo foi adiado conforme orientações do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

A secretária municipal de Meio Ambiente, Alice Hagge, protocolou no INEA e na Secretaria Estadual do Ambiente, ofício informando a desativação do vazadouro e solicitando a desinterdição da área para início do trabalho de recuperação da área que recebe lixo há mais de 20 anos.

"Já fizemos a contratação emergencial para destinação final dos resíduos sólidos, enquanto aguardamos manifestação do TCE para dar prosseguimento ao processo licitatório. Já protocolamos documentação no INEA para a desinterdição e recuperação da área - disse a secretária.

Nesta sexta-feira (27) a coleta foi normalizada. As equipes vão trabalhar em horário integral no sábado e domingo para regularização