img
  

Começou o Bizarrão, (ou Brasileirão) 2014

Começou o Bizarrão, (ou Brasileirão) 2014



  RICHARD NIXON *

 

Começou o campeonato mais esperado por todos os torcedores, jogadores, imprensa, ou seja, todos os  que gostam do esporte bretão em terras tupiniquins. Começou o Brasileirão-2014 com números patéticos, a começar pela média de gols, foram apenas 16 tentos, quer dizer uma media de 1,6 gol por partida. Como disse   os torcedores, que  tanto esperavam esse momento,  parece não ter sido avisados, pois os estádios padrão FIFA obtiveram  uma média de  15.001 espectadores. Acreditem,  não conseguimos ter 75% de lotação na estreia do maior campeonato da América-Latina. Você que está  lendo esta coluna dirá: “Lotar como,  se o espetáculo a ser visto tem os seguintes protagonistas: árbitros cegos, times cheios de brucutus, técnicos péssimos, jogadores medianos e lógico,  a televisão que passa todos os jogos ao vivo sem problemas de segurança?”

Isso tudo somado ao fato dos nossos cartolas não conseguirem adequar o calendário brasileiro ao europeu. Por este motivo podemos chamar de Bizarrão-2014, como um torneio importante terá nove rodadas antes da Copa e tinta e uma depois? Não existe bom senso dos dirigentes, cartolas, executivos do futebol principalmente da CBF. Esta última é  quem lucra com o  agonizante, pobre, moribundo futebol hexacampeão mundial. Sem contar o fato de que  o campeonato 2013 ainda não terminou, teremos uma chuva de liminares para colocar a Portuguesa na serie A ou,  depois do acontecido na sexta-feira,  na série C ou D, tudo depende do pleno do STJD.

Com esta estrutura montada,  o Brasileirão teve dez jogos onde algumas coisas ficaram bem claras. Vamos a elas:

Fluminense 3 x 0 Figueirense

O tricolor das Laranjeiras, de técnico novo,  mostra ter um bom elenco e pode fazer uma campanha bem diferente  do ano passado, pode lutar pelo titulo. Já o Figueira mostra ser tem forte candidato ao rebaixamento, time muito fraco, vai cumprir tabela.

Internacional 1 x Vitória

O colorado entrou em campo animado pela goleada e titulo gaúcho, tanto que foi o time com maior número de finalizações da rodada, 23, convertendo apenas uma. Com um time forte e focado,  pode ser diferente este ano e  lutar verdadeiramente pelo titulo. O Vitória,  ainda com a ressaca de perder o titulo baiano para o maior rival, mostra falta de elenco,  pode ser um fator sério, vai lutar para ficar pouco acima do limite, rebaixamento é uma realidade.

 

Chapecoense 0 x 0 Curitiba

Não vou perder  meu tempo,  os dois times estarão nas últimas rodadas lutando contra o monstro chamado rebaixamento. Pior jogo da rodada.

 

São Paulo 3 x 0 Botafogo

O Muricibol evoluiu o São Paulo, mostrou um futebol bonito,  envolvente, certo parei, sei que  por ser o primeiro jogo onde três ex-jogadores em atividade Ganso, Pato e Luis Fabiano, mostraram muita vontade, brilho e disposição tática, lembro esses três jogadores sempre prometem muito e no final,  nada. Mas isso é assunto para outro dia. O tricolor paulista foi o melhor time em campo ontem, vai ficar no bolo para a Libertadores. O Botafogo tem que ligar o sinal vermelho,  uma vez ser um time destruído com um técnico limitado, bom,  o cenário pode ser o pior. A máxima “tem coisas que só acontecem com o Botafogo” vai ser muito utilizada este ano.

 

Atlético-PR 1 x 0 Grêmio

O Atlético jogou para mostrar que pode ser um time cativante como do ano passado,  venceu o imortal reserva, mas no final do Bizarrão estará lutando para sair do atoleiro. O Grêmio foi a campo pensando na Libertadores, com time reserva, mostrou que tem elenco, pode dar muito trabalho quando estiver voltado totalmente para o campeonato.

 

Atlético-MG 0 x 0 Corinthians

Era o jogo mais esperado da rodada, os dois times badalados, mas ficou apenas na expectativa,  foi um jogo morno, chato. Os dois times foram rigorosamente preguiçosos, vale ressaltar o galo mineiro é um dos favoritos ao titulo caso jogue o mesmo futebol que conquistou a América no ano anterior. O Corinthians treinou por um mês e voltou sem grande mudanças, em resumo o estilo Tite ainda não saiu do clube.

 

Bahia 1 x 2 Cruzeiro

O Bahia lutou e mostrou que irá dar muito suor aos adversários para lhes arrancar uma derrota, um time no máximo esforçado, onde Talisca é ídolo a segunda divisão é o máximo. O Cruzeiro venceu ainda como campeão com um elenco bom e mirando Libertadores e um bi nacional, um dos melhores times do Brasil no momento.

 

 

 

Santos 1 x Sport

O Santos,  de ressaca pela perda do título paulista,  quase ampliou a crise na vila, com doses do cone  Damião perdendo gols incríveis, fez muita força para empatar com um Leão sem dentes. O time santista é muito instável,  precisa de um equilíbrio,  se tiver tempo o Osvaldo conseguirá achar o equilíbrio necessário. Já o Sport, bom,  como disse antes, é o Leão sem dentes, elenco fraco mas com disposição, luta contra o rebaixamento.

 

Flamengo 0 x 0 Goiás

O time da Gávea até que começou bem o jogo, pressionando o esmeraldino, mas as deficiências do esquadrão rubro-negro foram evidentes. O time parece carecer de treino, não consegue acertar passes curtos, só faz ligação direta entre defesa e ataque, falta um meia de ligação que faça a bola chegar com qualidade na frente. E lógico,  o Alecsandro precisa ficar dentro da área,  se sair muito deixa o buraco no ataque sendo outro cone do futebol. O Goiás,  um time despedaçado,  arrancou um empate na incompetência do Flamengo, lutará muito para sobreviver na série A deste ano.

 

Criciúma 1 x 2 Palmeiras

O tigre do sul,  outro forte candidato ao rebaixamento, bem que lutou mas faltou concentração no final do jogo. Certo que o árbitro da partida conseguiu não ver dois pênaltis em um lance do zagueiro  do Palmeiras quando o Criciúma vencia por 1x0. Mas  foi um  jogo de baixíssima qualidade técnica. O Palmeiras apenas apresentou uma camisa alternativa pelo seu centenário, pois o futebol ficou na série B, ou melhor,  sumiu há muito tempo. O elenco atual do verdão precisa de reforços pontuais,  caso contrário no centenário será um sem ter nada.  

 

* Comentarista esportivo no Programa Camisa 5. Todas as segundas, quartas e sextas, das 12h ás 13h. Acompanhe ao vivo através do: www.canal5.com.br https://www.facebook.com/richardnixon.dossantos https://twitter.com/O_PALPITADOR