CUIDADO, ALIMENTOS HUMANOS PODEM MATAR SEU CÃO! | TR Revista

CUIDADO, ALIMENTOS HUMANOS PODEM MATAR SEU CÃO!



Quem tem cachorro em casa, e ama o seu quatro patas,  geralmente sabe que ele não pode comer a mesma coisa que seus donos. Mas quem resiste àquele olhar “pidão” que segue a gente  quando estamos comendo alguma guloseima? É difícil resistir à tentação de fazer um agradinho e dar ao melhor amigo pelo menos um pedacinho, não é mesmo? Nessa época então, quando quase todo mundo tem chocolate em casa,  é comum o cão acabar experimentando um bombom, um pedaço do ovo de páscoa, mas cuidado, você sabia que o chocolate é um dos  alimentos mais perigosos  para os cachorros? A seguir, listamos algumas comidas que nossos amigos peludos não podem comer de jeito nenhum:

1- Chocolate -  contém teobromina, substância  tóxica para o cachorro quando ele ingere de 100 a 150 mg por quilograma de seu peso corporal. A teobromina é tão perigosa que se o cão ingerir uma quantidade muito grande de chocolate pode até morrer de overdose. Portanto, mantenha as caixas de bombom e os ovos de páscoa fora do alcance do seu melhor amigo.

2- Abacate – a fruta  e contém uma substância tóxica chamada persina, que  pode causar desarranjo gastro-intestinal.

3 - Café – contém  componentes perigosos chamados xantinas que podem causar danos ao sistema nervoso e sistema urinário. Faz mal também para o coração, pois acelera os batimentos.

4 - Uvas e uvas passas – podem causar insuficiência renal.

5 - Noz macadâmia –  contém uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães. Já foram registrados casos de paralisia em cães que ingeriram a noz.

6- Cebola – Contém   tiosulfato. Cachorros sensíveis a cebola podem desenvolver anemia.

7- Massa de pão e bolo crua – o fermento contido na massa crua pode se expandir no estômago do animal e causar dor ou ruptura intestinal.

8 - Alho – jamais dê alimentos temperados com alho para o seu cão. Apesar de saudável para os seres humanos,  o alho destrói as células vermelhas do sangue dos cães e pode causar anemia e, em casos mais graves, falência renal por perda de hemoglobina.

9 - Doces dietéticos – produtos adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos e até a morte em cães mais sensíveis.  Balas, biscoitos dietéticos e pasta de dentes também são perigosos.

10 - Comidas gordurosas – Esses  alimentos causam desarranjo gastrointestinal e, em alguns até  pancreatite. Pode ser fatal em alguns animais e é quase sempre causado por comidas muito gordurosas como queijos, gordura animal, creme de leite etc. Observação: cachorros geralmente adoram pizzas, e este é um alimento que deve ser mantido longe deles.

11- Bebidas alcoólicas – Os cães geralmente gostam de lamber copos largados no chão,  principalmente depois das festas. Essas bebidas, geralmente adocicadas, podem levar a uma intoxicação séria e em alguns casos até morte, por ataque cardíaco.

Em caso de suspeita de intoxicação por algum desses alimentos e bebidas, corra para o veterinário. (Fonte: Blog da Luisa Mell)