CUIDADOS COM A PELE SECA DURANTE O INVERNO | TR Revista

CUIDADOS COM A PELE SECA DURANTE O INVERNO



É muito comum as pessoas se preocuparem com a compra de  cremes, tratamentos de beleza e filtros solares apenas no verão, esquecendo-se de que, no inverno, um dos órgãos mais agredidos pelo frio é  a pele. Quando as temperaturas caem é hora de redobrar os cuidados, devido a uma série de fatores agressivos, como os ventos gelados, a cerração que cai de manhã quando a gente sai para trabalhar, e até mesmo a alimentação, mais pesada nesta época do ano, e que também acaba causando danos à pele.

 A pele seca é a que mais requer atenção e cuidados  na época do inverno, devido às alterações climáticas características da estação, que causam rachaduras e maior índice de ressecamento. Por isso, os cuidados com este tipo de pele no tempo frio devem ser diários, como nas demais estações do ano, porém, com maior atenção em certos hábitos que, embora pareçam inofensivos, causam grande desgaste na pele que já é normalmente seca. Um exemplo: o uso frequente de água quente, em banhos longos e demorados.  Este hábito é altamente prejudicial, pois a água quente desidrata e resseca a pele, tirando a  lubrificação que é produzida naturalmente pelo organismo.

Os cuidados com a pele seca durante o inverno se resumem na hidratação contínua. Isto pode ser feito até mais de uma vez por dia, com a aplicação de loções ou cremes. Pode-se usar e abusar dos hidratantes, aplicando mais generosamente   nas áreas mais ressecadas do corpo, como   cotovelos, calcanhares, joelhos e pés. Os hidratantes para usar no inverno possuem uma consistência mais grossa e mais concentrada, e têm poder de hidratação maior que os cremes comuns. Alguns dos ingredientes mais frequentes usados na fabricação deste tipo de creme são a  manteiga de karité e a ureia.

 Outra parte do corpo que deve ser hidratada com frequência são os lábios. O   uso de manteiga de cacau, apesar de antigo, continua sendo muito eficaz, pois  evita o ressecamento e até ferimentos na boca, já que a pele dos lábios, que é muito fina e sensível, pode rachar nos dias mais frios.

O sol é mais fraco durante o inverno, mas mesmo assim não devemos deixar de usar o filtro solar. Ao contrário, pesquisas mostram que no inverno, quando o sol aparece com mais frequência encoberto pelas nuvens, as pessoas esquecem de sua presença e ignoram o filtro solar. O sol pode estar encoberto, mas seus raios continuam causando os mesmos efeitos nocivos nocivos que atingem nossa pele durante as outras  estações.Portanto, não se deve desprezar o filtro solar mesmo nos dias mais frios.