img
  

CULINÁRIA PRÁTICA

CULINÁRIA PRÁTICA



VAI UM COZIDO AÍ?

O clima anda meio estranho, em alguns dias faz calor, no outro frio, mas de acordo com o calendário estamos no inverno, tempo de pratos quentes para aquecer o estômago e manter a família unida em torno de uma bela mesa no almoço de domingo. Pode ser que a estação termine sem fazer aquele frio “de rachar”, mas por via das dúvidas aí vai a receita de um prato que é a cara daqueles dias em que tudo que a gente quer é comer bem, sem contar calorias ou se preocupar com a balança. 

COZIDO À BRASILEIRA

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de óleo; 1 kg de  acém cortado em cubos; 250 grs.  de linguiça calabresa cortada em rodelas; 250 grs. de bacon cortado em cubos; ½ kg de costelinha de porco cortada em pedaços pequenos; 1 repolho pequeno desfolhado (cerca de 500 grs); 4 batatas inglesas (cerca de 300 grs) cortadas em pedaços; 1 batata doce grande (200 grs) cortada em pedaços; 1 pedaço de abóbora madura (aproximadamente 200 grs) cortada em cubos; 200 grs de mandioca cortada em pedaços pequenos;  1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua; 4 tabletes de caldo de carne; cebola fatiada a gosto.

Modo de fazer:  em uma panela de pressão bem grande, aqueça o óleo, frite ligeiramente o bacon, doure as  carnes  e a linguiça e junte o caldo de carne, dissolvido em 3 litros de água quente. Deixe cozinhar em fogo baixo, por cerca de 40 minutos. Acrescente o  repolho, a mandioca  e  as batatas e deixe ferver por cerca de   20 minutos. Em seguida, junte a abobora e, sempre em fogo baixo, deixe cozinhar por 5 minutos. Retire a carne e os legumes e arrume-os em uma travessa, cobrindo com cebolas em rodelas, se preferir. Reserve em local aquecido. Acrescente aos poucos, no caldo que ficou na panela (aproximadamente 5 xícaras de chá), a farinha de mandioca. Deixe cozinhar, mexendo sempre por aproximadamente 5 minutos. Sirva o cozido, bem quente, acompanhado do pirão e arroz branco. Sugestão:  depois de cozida a abóbora, acrescentar folhas de couve rasgadas,