CULINÁRIA PRÁTICA/COZINHA EM ALTA TEMPERATURA | TR Revista

CULINÁRIA PRÁTICA/COZINHA EM ALTA TEMPERATURA



Por que será que no nessa época do ano a gente sente vontade de comer tanta coisa gostosa? Será por causa das festas juninas/julinas, das quermesses cheias de barraquinhas ou da temperatura que cai, obrigando-nos a procurar abrigo dentro de casa e, consequentemente, indo parar na cozinha? Seja  qual for a causa, uma coisa é certa: chegou o frio e é um tal de aparecer receita de doces, festival de caldos, uma amiga falando sobre uma sopa de-li-ci-o-sa que aprendeu a fazer...

E o TR Revista entra no clima colaborando para o lanche da tarde com este incrível bolo, super fácil de fazer e que dispensa batedeira. Mãos à obra, fica pronto rapidinho, enquanto você prepara o suco, o café e os biscoitos para aquele delicioso chá da tarde! 

BOLO CREMOSO DE LIQUIDIFICADOR

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de leite; 1 lata de leite condensado; 3 ovos;1 e ½ xícaras (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de fubá pré-cozido; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; 2 colheres (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1 xícara (chá) de queijo minas meia cura ou parmesão ralado; 1 pitada de sal.

Modo de fazer: no liquidificador, coloque o leite, leite condensado, ovos, açúcar, fubá, farinha de trigo,  manteiga, o queijo ralado e a pitada de sal, e bata bem até formar uma mistura homogênea. Acrescente o fermento em pó, e bata até misturar. Coloque a massa numa assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

NOTA: você encontra o fubá pré-cozido nos supermercados. Este produto exige menos tempo do bolo no forno. Se preferir fubá comum, controle o tempo de acordo com a potência do seu fogão.

Inverno também é tempo de caldos, e eles ficam cada vez mais gostosos a cada ano. A receita que apresentamos a seguir é bem requintada, feita com queijo gorgonzola, mas você pode substituir e usar um outro tipo, como o queijo meia cura, por exemplo, ou até mesmo o queijo minas. Mãos à obra?

CALDO DE ABÓBORA COM QUEIJO GORGOZOLA

Ingredientes: 1 e 1/2 kg de abóbora; 1 tablete de caldo de legumes; 1 cebola média; 1/2 maço médio de cheiro-verde; 4 colheres (sopa) de azeite; 150 gramas  de queijo gorgonzola picado; 1 caixinha de creme de leite; sal a gosto;

Modo de fazer: cozinhe a abóbora com o caldo de legumes colocando água aos poucos e sem tampar a panela. Separe 1 1/2 xícara da água do cozimento.  Passe a polpa da abóbora, ainda quente, por um espremedor de batata, aparando em uma tigela. Reserve. Descasque a cebola  e pique em cubos pequenos. Reserve. Lave o cheiro-verde em água corrente, seque com toalha de papel e pique somente as folhas. Coloque em uma panela o azeite e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 2 minutos ou até a cebola ficar macia. Adicione a abóbora espremida e o caldo do cozimento reservado. Misture e abaixe o fogo. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por 5 minutos, mas não deixe secar. Adicione o cheiro-verde, o gorgonzola (picado), o creme de leite e o sal. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 5 minutos ou até o queijo derreter e o creme ferver. Acerte o sal e retire do fogo.