CULINÁRIA PRÁTICA/É BARATO, É GOSTOSO, BORA FAZER! | TR Revista

CULINÁRIA PRÁTICA/É BARATO, É GOSTOSO, BORA FAZER!



Pois é galera, julho chegando ao fim e com ele as festas tipo quermesse, com barraquinhas, jogos, brincadeiras aquele clima de “roça”, o povo se vestindo à caráter para dançar quadrilha. Então vamos aproveitar o finzinho da festança e curtir uma receita pra lá de boa, com o ingrediente do momento: AIPIM, ou MANDIOCA, como muita gente prefere chamar. É barato, fácil de achar e delicioso, o tal do aipim, não acham? Bora para a cozinha, ou para o mercado, ou procurar aquele moço que fica na esquina, vendendo o ingrediente principal?

Ingredientes: 1 kg de mandioca; 1 xícara (chá) de manteiga (ou margarina, é mais barata…); 1 xícara (chá) de açúcar; 4 ovos; 1/2 colher (sopa) de fermento em pó; 1 xícara (chá) de leite de coco.

Cobertura: 1 xícara (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de água; 1 1/2 xícara (chá) de coco ralado fresco ou seco.

Modo de fazer: descasque e rale a mandioca. Numa tigela, bata a manteiga (ou margarina) com o açúcar até obter um creme fofo. Junte os ovos e bata. Adicione a mandioca ralada, o fermento e o leite de coco. Misture bem. Aqueça o forno em temperatura média. Unte uma forma ou tabuleiro, ponha a massa e asse por 30 minutos ou até o bolo ficar bem dourado. Retire do forno e deixe esfriar.

Cobertura: numa panela, ponha o açúcar e leve ao fogo, mexendo até caramelizar. Adicione a água aos poucos, misturando até dissolver o caramelo. Deixe ferver por três minutos. Junte coco e misture, cozinhando por dois minutos. Despeje sobre o bolo. Para ficar mais delicioso ainda, você pode servir com bolas de sorvete de creme.