CULINÁRIA PRÁTICA/OMELETE VARIADOS, PARA SAIR DA ROTINA | TR Revista

CULINÁRIA PRÁTICA/OMELETE VARIADOS, PARA SAIR DA ROTINA



Vida de dona de casa não é fácil não, não é mesmo, amigos? Elas precisam ter muita imaginação para servir à família pratos diferentes todos os dias, e o que é pior, atualmente é preciso pesquisar muito na hora das compras, porque os preços estão lá nas alturas. Uma opção bem criativa, que agrada a todo mundo e não fica muito cara,  é o omelete. Selecionamos algumas receitas diferentes, lembrando que os recheios podem variar de acordo com a criatividade de cada um.  

 

OMELETE CHIQUE

Ingredientes: 1 dente de alho; 2 ovos; 50 ml de creme de leite; 1 colher (sopa) queijo parmesão ralado; cheiro verde picado; sal a gosto; azeite; manteiga para fritar.

Modo de fazer: pique  numa tigela o dente de alho, coloque os ovos, o creme de leite, o queijo parmesão, o cheiro verde e o sal. Bata bem. Numa frigideira, coloque o azeite e a manteiga, deixe aquecer e coloque a mistura da tigela. Cozinhe em fogo médio, com cuidado para não queimar. Quando estiver firme, vire o omelete ou dobre, com a ajuda de uma espátula.

 

OMELETE DE 3 QUEIJOS

Ingredientes: 3 ovos; 1 cebola picada; 50 grs.  de muçarela rasgada; 50 g de queijo prato cortado em cubos; 1 tomate pequeno cortado em cubos; 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado; 3 colheres (sopa) de creme de leite; 1 colher (chá) de bicarbonato; 2 colheres (sopa) de água; 1 colher (sopa) de manteiga; sal a gosto, se necessário. Lembre-se que os queijos já têm sal; 1 fio de óleo.

Modo de fazer: numa tigela,  coloque os ovos e misture (não pode bater). Adicione os outros ingredientes e misture bem. Unte uma frigideira  alta  com 1 colher (sopa) de manteiga e 1 fio de óleo e adicione a mistura de ovos. Com uma espátula solte as bordas da omelete da frigideira. Dobre a omelete ao meio ou vire para dourar o outro lado.

 

OMELETE DE BATATA FRITA

Ingredientes: 3  claras; 1 colher (sopa) de fermento em pó;  6 gemas; meia xícara (chá) de leite;   100 grs.  de linguiça calabresa picada e frita; 100 grs. de queijo parmesão ralado; 2 tomates picados; meia cebola pequena picada; 2 colheres (sopa) de salsa picadinha; 150 grs.de batata frita; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de fazer: numa batedeira,  coloque 6 claras e 1 colher (sopa) de fermento em pó e bata até ficar em ponto de neve (cerca de 8 minutos). Reserve. 2- Numa tigela coloque  os outros ingredientes, menos a batata frita, e misture bem. Delicadamente, junte as claras em neve.  Numa frigideira (de preferência antiaderente) untada com óleo,  coloque a mistura de ovos e a batata frita,  e leve ao fogo baixo por 8 a 10 minutos para dourar. Com ajuda de uma espátula, vire a omelete para dourar do outro lado. Sirva em seguida.

 

OMELETE DE FORNO

Ingredientes: 10 ovos; ½ xícara (chá) de leite; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Recheio: fica ao gosto de cada um, podendo ser alguns ou todos os ingredientes relacionados:

  • tomate sem semente; cheiro verde; azeitona verde; peito de peru, tudo bem  picadinho; queijo minas padrão em cubos e  queijo parmesão ralado; presunto e salame picadinhos; bacon picadinho e frito; linguiça calabresa ralada e frita; milho; ervilha.
  • Coloque numa tigela os ovos, o leite, sal e pimenta-do-reino a gosto e bata bem até ficar homogêneo.
  • Numa forma para cupcake,  coloque os ingredientes de sua escolha no fundo da forma, regue com  a mistura de ovos e leve ao forno alto pré-aquecido a 200  graus por mais ou menos  15 minutos,  se gostar da omelete cremosa,  ou 20 minutos,  se preferir a omelete mais durinha. Retire do forno, desenforme e sirva em seguida. Se usar forminha de empada, unte-as com margarina ou manteiga.

DICA: para os omelete renderem mais,  acrescente na mistura de ovos uma pitada de fermento em pó.