CULINÁRIA PRÁTICA/SOBRAS DA CEIA DE CARA NOVA | TR Revista

CULINÁRIA PRÁTICA/SOBRAS DA CEIA DE CARA NOVA



No dia 26 de dezembro ou no primeiro de janeiro, o menu na casa da gente costuma ser a sobra da ceia do Natal ou do Reveillon, não é mesmo? E ainda assim, sobra muita coisa que fica "rolando" na geladeira, dias e mais dias, até que acaba indo para o lixo. Nada de desperdício, Gente! Dá para aproveitar o resto das festas com muita criatividade. Os pratos ganham cara nova e todo mundo aprova. Vamos experimentar?

ESCONDIDINHO DE PERU (foto)
Ingredientes:  600 grs de batatas cozidas e espremidas; 50 grs  de bacon picado; 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso; 100 ml de leite; 1 colher (sopa) de manteiga; 400 grs de sobras de peru assado   (pode ser frango assado também, ou tender, fica uma delícia!); 50  grs de mussarela  ralada  (para polvilhar); 3 colheres (sopa) de azeite; alho e cebola a gosto; manteiga para untar.
Modo de fazer: pique a cebola, amasse o alho e  doure  no azeite. Acrescente e frite o bacon, depois retire do fogo e reserve.Coloque as batatas amassadas e a manteiga em uma panela em fogo baixo. Adicione o queijo parmesão ralado, o leite, o requeijão cremoso e um pouco de sal, com cuidado para não salgar.  Misture tudo e mexa bem, até obter uma massa encorpada.Desligue o fogo, acrescente o bacon e reserve. Em um refratário untado com manteiga,  monte as camadas do escondidinho. Alterne uma camada da massa de batata com o peru, cubra com a massa restante, polvilhe parmesão e leve ao forno preaquecido para gratinar. Sirva ainda quente.
ARROZ COM SOBRAS DE CHURRASCO
Ingredientes:  arroz cozido; tomate; cebola; sobras de linguiça, asa (sem os ossos); costela (sem a gordura); milho verde;  cheiro verde a gosto; queijo parmesão a gosto.
Modo de fazer: Corte as carnes e a linguiça que sobraram do churrasco em pedaços bem pequenos. Em uma panela, faça o refogado com todos os outros ingredientes e quando estiver no ponto junte as carnes e a linguiça deixando refogar por mais ou menos 10 minutos. Em seguida, coloque num refratário uma camada de arroz e outra de carne, alternadamente.  A última camada deve ser de arroz, cobrindo em seguida com um pouco de  queijo parmesão levando ao forno por uns 30 minutos. Bom apetite!

CASSATA DE PANETONE
Ingredientes: fatias de panetone;  sorvete de creme; guaraná.
Cobertura:  3 claras;  1 xícara (chá) de açúcar; pessego em calda;
Modo de fazer: numa forma retangular, forrada com filme plástico, faça camadas de panetone e sorvete, finalizando com o panetone. Regue ligeiramente com o guaraná, cubra com filme plástico e leve ao freezer por 2 horas, para ficar bem firme.
Cobertura: em uma panela, misture as claras com o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 2 minutos. Desligue o fogo, transfira para uma batedeira e bata em velocidade alta até dobrar de volume.
Montagem: Cubra a cassata com o merengue e pedaços pequenos do pêssego em calda e leve novamente ao freezer, até a hora de servir.
Observação: o pêssego pode ser substituído por cerejas, morangos, fatias de abacaxi ou outra fruta, e no lugar do guaraná pode-se usar a calda da fruta também.