CULINÁRIA PRÁTICA/ TEMPO DE BACALHAU...SÓ QUE NÃO! | TR Revista

CULINÁRIA PRÁTICA/ TEMPO DE BACALHAU...SÓ QUE NÃO!



Com o bacalhau custando uma fortuna, tem dona de casa dando asas à imaginação e inventando receitas alternativas com peixe para a Sexta Feira Santa. Uma boa opção é o atum em lata, que rende bastante e não custa muito caro. Se a família for pequena, então, é tiro e queda! Dá para fazer um almoço saboroso sem gastar muito. Mãos à obra, aí vão algumas alternativas práticas e deliciosas à base de atum:

SALADA DE BATATAS COM ATUM

Ingredientes: 1 lata de atum ralado; 1 kg de batatas cortadas em pedaços grandes; 1 copo de requeijão; 1 caixinha de creme de leite; 1/2 cebola grande; 1 maço de salsa e cebolinha picadinha; sal a gosto.

Modo de fazer: cozinhe as batatas descascadas em água e sal; escorra e coloque em uma travessa; reserve. Bata no liquidificador o creme de leite, o requeijão, a cebola e 1 pitada de sal. Jogue essa mistura sobre as batatas, depois junte o atum, a salsa e cebolinha. Misture tudo e leve ao forno  por 20 minutos, para gratinar.

ATUM EM CAMADAS

Ingredientes: 2 latas de atum sólido em óleo; 6  colheres (sopa) de molho de tomate tradicional peneirado; meio kg de batatas descascadas e  cortadas em rodelas; 2 cebolas grandes cortadas em rodelas; 1- pimentão amarelo sem sementes cortado em rodelas; 2 cenouras pequenas cortadas em cubos 1 colher (café) de sal; 1 colher (café) de pimenta do reino; 4 colheres (sopa) de azeite.

Modo de fazer: escorra o óleo do atum e esfarele,  deixando em pedaços pequenos. Forre o fundo de uma travessa refratária com todo o molho de tomate. Faça uma camada com rodelas de batatas, metade do atum, metade da cebola, do pimentão e da cenoura. Tempere com metade do sal e metade da pimenta do reino. Regue com duas colheres (sopa) de azeite. Faça uma segunda camada (da mesma forma) com o restante dos ingredientes finalizando com o restante do azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno alto preaquecido por trinta minutos. Retire o retire  papel alumínio e leve ao forno  novamente  por mais dez minutos.

Observação: a cenoura pode ser substituída por ervilha em lata e você pode acrescentar azeitonas pretas na hora em que retirar o papel alumínio.

 

MACARRÃO CREMOSO COM ATUM

Ingredientes: 1 pacote de macarrão parafuso; 1 lata de atum ralado em óleo; 1 lata de ervilha (opcional); 1 lata de milho; 1 cebola ralada; 1 colher de margarina; 1 caixinha de creme de leite; 5 colheres de molho de tomate.

Modo de fazer: cozinhe o macarrão na água e sal no ponto al dente.   Em uma panela, frite a cebola com a margarina e deixe dourar; acrescente o atum; acrescente milho,  a  ervilha e,  se quiser,  salsa e cebolinha. Refogue e antes de começar a grudar no fundo coloque o creme de leite.  Quando encorpar, misture o molho de tomate  e deixe engrossar um pouco em fogo baixo. Numa  travessa untada com margarina, coloque o  macarrão cozido al dente em seguida cubra com  o molho.

MACARRONESE CROCANTE

Ingredientes:  1 pacote de macarrão de sua preferência (500 gramas); 1 tablete de caldo de carne; 1 cebola picadinha; 2 colheres de margarina; 2 cenouras pequenas raladas; 1 lata de atum;  lata de ervilhas; 1 xícara (de chá) de maionese; queijo parmesão ralado; salsinha picadinha

Modo de fazer: coloque a margarina numa frigideira, frite a cebola, coloque  o caldo de carne esfarelado. Deixe por 2 minutos até dissolver, desligue e reserve. Cozinhe o macarrão e coloque num refratário. Adicione o molho reservado, o atum, a salsinha, a cenoura ralada, a ervilha  e a maionese. Misture bem. Polvilhe com queijo ralado. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos.

LASANHA DE ATUM

Ingredientes: 1 kg de massa para lasanha pré cozida. 4 xícaras (chá) de atum ralado; 400 grs de queijo tipo mussarela em fatias; 2 xícaras (chá) de requeijão; 3 xícaras (chá) de molho de tomate; parmesão ralado para gratinar

Modo de fazer: em uma travessa, coloque um pouco do molho de tomate, uma camada de massa, uma de mussarela e uma de requeijão. Em seguida, coloque uma camada de molho, uma de massa e uma de atum. Por fim, coloque mais uma camada de molho, uma de massa, uma de mussarela, uma de requeijão, o restante do molho e o queijo parmesão. Leve ao forno por 25 minutos a 180 graus.

 

 

 

.