img
  

DETOX PARA PAGAR OS PECADOS DA PÁSCOA

DETOX PARA PAGAR OS PECADOS DA PÁSCOA



Todo ano é a mesma coisa: a gente jura que vai se comportar, mas acaba não resistindo e “cai de boca” nos ovos de chocolate, bombons e outras guloseimas típicas da  Páscoa, um dos  feriados mais  perigosos pra quem faz dieta. É difícil deixar de lado tantas  guloseimas: sem falar nos ovos, ainda tem a canjica, paçoca, bolinho de bacalhau... Manter o autocontrole e não se acabar  em meio a tantas delícias não é tarefa fácil, principalmente para as chocólatras. Então, quem se  rendeu às delícias da Páscoa não precisa ficar triste,  achando que é o fim do mundo, pois não é. Para se livrar dos quilinhos extras adquiridos nos últimos  dias  sem perceber, o segredo é retomar a dieta o quanto antes e intensificar as atividades físicas  durante a semana,  para que a gordura não se acumule.

Para driblar a culpa e recomeçar a  dieta, aposte em um dia de “detox”,  para eliminar as toxinas do corpo e voltar à rotina da alimentação saudável. Segundo os  nutricionistas, a dieta de desintoxicação, mais conhecida como “detox”,  não tem o objetivo de emagrecer, mas  auxiliar no processo de limpeza do fígado para eliminar as substâncias nocivas  ao organismo, entre elas os  medicamentos, conservantes e corantes, sódio,  e gorduras  encontrados nos alimentos industrializados (enlatados, salgadinhos de pacote, congelados e embutidos). Se usada apenas por um dia,  para dar o pontapé para a reeducação alimentar, o “detox”  pode ser um grande aliado, mas  por se tratar de uma dieta restritiva,  não deve ser feito de forma contínua.

Nutricionistas ressaltam  ainda  que o fato da dieta desintoxicante excluir um grupo alimentar (normalmente o carboidrato) e incluir chás laxativos,  que acabam com a flora intestinal, pode trazer malefícios à saúde. Ou seja, a melhor forma de manter o peso é apostar na reeducação alimentar, pois o processo de desintoxicação irá ocorrer de forma natural e gradativa. Mas nada impede que você utilize o “detox” esporadicamente, ou que  inclua alguns alimentos desintoxicantes no seu cardápio diário,  como a linhaça, vegetais de folhas verdes escuras, frutas com bastante água e chás claros, por exemplo, chá branco, verde, camomila, entre outros.

 

Dieta detox de um dia,  para “limpar” o organismo dos excessos da Páscoa:

 

Café da manhã: Iogurte desnatado com 2 colheres de sopa de linhaça ou aveia; suco de laranja natural sem açúcar

Lanche da manhã: suco de beterraba, cenoura e maçã

Almoço: arroz integral; filé de peixe ou frango grelhado; salada de folhas (alface, acelga, repolho, espinafre, rúcula, chicória, couve-mineira) cruas ou cozidas; legumes (cenoura, chuchu, abobrinha, berinjela, beterraba, brócolis, couve-flor)

Sobremesa: uma fruta (não vale jaca, melancia ou abacaxi inteiros!)

Lanche da tarde: suco de abacaxi com couve

Jantar: sopa de legumes, verduras, batata e frango

Ceia: bebida à base de soja; torrada integral; geleia de fruta

Durante o  dia,  beba bastante água e chá (verde, branco ou chá claro)