img
  

DIOCESE DE VALENÇA TEM NOVO BISPO

DIOCESE DE VALENÇA TEM NOVO BISPO



Toma posse no próximo sábado (5) o novo Bispo da Diocese de Valença, Dom Nelson Francelino Ferreira, que substituirá Dom Elias Manning. A nomeação, feita pelo Papa Francisco, aconteceu no dia 12 de fevereiro.Dom Elias Manning, que ocupou o cargo por 24 anos,   renunciou ao cargo por ter completado 75 anos. A Diocese abrange os municípios de Três Rios, Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, Areal, Sapucaia, Paty do Alferes e Miguel Pereira, Rio das Flores e Vassouras. “"Agradeço pela oração, amizade e colaboração oferecidas em benefício do crescimento do Reino de Deus em nossos nove municípios. Que Jesus, o Bom Pastor, recompense a todos pela bondade”,  disse Dom Elias em sua despedida.

Natural do município de Sapé, na Paraíba, Nelson Francelino Ferreira foi ordenado presbítero em 4 de agosto de 1990,  na Catedral de São Sebastião. É Bacharel em filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, do Rio de Janeiro, e em Teologia, pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, além de  Mestre e Doutor em Teologia Sistemática pela PUC-Rio. Antes de ser nomeado para a Diocese de Valença, era o Bispo responsável pelo Vicariato Oeste, do Rio de Janeiro, animador das pastorais Juvenis e da Educação, da Renovação Carismática Católica e da Comissão Regional dos Presbíteros da Região Leste I da CNBB, além de lecionar no Seminário São José e na Escola Teológica do Mosteiro de São Bento. Sua nomeação como Bispo, pelo Papa Bento XVI, ocorreu em 24 de novembro de 2010, com a cerimonia da ordenação realizada em 5 de fevereiro do ano seguinte, sob a condução do Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.

A posse do novo  Bispo Diocesano de Valença será realizada no Ginásio de Esportes da Fundação Educacional Dom André Arcoverde, localizado na Rua Sargento Vitor Hugo, no bairro de Fátima.  O evento é aberto ao público e os portões serão abertos às 12h.

Me sinto alegre, é uma missão confiada por Deus, através de sua Santidade, o Papa Francisco. Mas também estou temeroso, essa função ultrapassa todos os limites do meu ser. Ser bispo não é uma honra, mas um serviço e, por isso, respondi “sim” ao chamado para assumir o pastoreio dessa Diocese”, ressaltou Dom Nelson Francelino Ferreira.