img
  

DOENÇA TRANSMITIDA PELO CARRAPATO PODE MATAR

DOENÇA TRANSMITIDA PELO CARRAPATO PODE MATAR



 

 

Febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela, também conhecido como “micuim”.  Esse carrapato é hematófago, ou seja, se alimenta de sangue, e pode ser encontrado tanto em animais de grande porte (bois cavalos, etc.), quanto em animais menores,   cães, aves domésticas, roedores e, especialmente, na capivara, o maior de todos os reservatórios naturais.

Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Os mais jovens e de menor tamanho são  mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

Sintomas

Quando a bactéria transmitida pelo carrapato cai na circulação sanguínea, causa a vasculite, isto é, lesão da camada interna dos vasos. Os primeiros sintomas aparecem de dois a quatorze dias depois da picada. Na grande maioria dos casos, sete dias depois.

A doença começa abruptamente com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, falta de apetite, desânimo. Em seguida, aparecem na pele pequenas manchas avermelhadas, que crescem e tornam-se salientes. Essas lesões podem apresentar o componente petequial (petéquia é uma pintinha de sangue parecida com uma picada de pulga) e, às vezes, ocorrem pequenas hemorragias subcutâneas no local. As irritações se espalham por todo o corpo,  aparecendo inclusive na palma das mãos e na planta dos pés.

A ida ao médico imediatamente após o aparecimento dos sintomas é importante para a elaboração de um diagnóstico o mais rápido possível e o consequente início do tratamento. O número de mortes causadas pela febre maculosa é muito alto no Brasil, e os casos da doença devem ser notificados ao serviço de vigilância epidemiológica da secretaria de saúde.

Tratamento

A febre maculosa tem cura desde que o tratamento com antibióticos seja introduzido nos primeiros dois ou três dias. O atraso no diagnóstico e, consequentemente, no início do tratamento, pode provocar complicações graves, como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins e pulmões, das lesões vasculares e levar ao óbito.

Recomendações

 

Evite o contato com carrapatos. Se, por acaso, estiver numa área em que eles possam existir, tome as seguintes precauções:

* Examine seu corpo cuidadosamente a cada três horas pelo menos, porque o carrapato-estrela transmite a bactéria responsável pela febre maculosa só depois de pelo menos quatro horas grudado na pele.

* Use roupas claras porque facilitam enxergar melhor os carrapatos.

* Coloque a barra das calças dentro das meias e calce botas de cano mais alto nas áreas que possam estar infestadas por carrapatos.

* Tenha cuidado ao retirar o carrapato que estiver grudado em sua pele.

* Não se esqueça de que os sintomas iniciais da febre maculosa são semelhantes aos de outras infecções e requerem assistência médica imediata. Esteja atento ao aparecimento dos sintomas comuns a vários tipos de infecção e procure um médico para diagnóstico diferencial.

Distribuição

No Brasil, há casos de febre maculosa nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, mas não é impossível que ocorram em outros lugares.

Vacina

Não existe vacina contra a febre maculosa. 

(Fonte: http://drauziovarella.com.br/letras/f/febre-maculosa-2/