EZILMA TEIXEIRA RELEMBRA/1º DE JUNHO - ANIVERSÁRIO DE MEU PAI | TR Revista

EZILMA TEIXEIRA RELEMBRA/1º DE JUNHO - ANIVERSÁRIO DE MEU PAI



                 ( 1891 – 1971)

Hoje, 1º de junho, se vivo fosse, meu pai, JOÃO BATISTA TEIXEIRA, estaria marcando 127 anos de existência.
Meu pai,  amigo, herói, amoroso, cheio de carinho, religioso, repleto de bons exemplos para os filhos, independente da sutil recordação que deixou para todos,tem sua boa imagem extrapolada para páginas da História de Três Rios.
Empresário,empreendedor,gerou inúmeros empregos em suas fábricas . Grande era sua devoção em Entre-Rios /Três Rios, sempre crente em seu progresso e desenvolvimento.
Entre muitas dedicações, entusiasta, colaborou para a construção da Igreja Matriz de São Sebastião, para o surgimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição, para a batalha da emancipação política e administrativa do distrito entrerriense...
Não quis ouvir o “ canto da sereia” das autoridades sul-paraibanas que, numa articulada estratégia para esvaziar a economia entrerriense, ofereciam tentadores benefícios fiscais para suas empresas se transferirem para a sede do município de Paraíba do Sul.
Resistiu bravamente a todas as sedutoras ofertas. Sempre acreditou no progresso e no desenvolvimento de Entre-Rios, promissoramente triplicados com  a vitória da autonomia, com a chegada do novo município.
Considero meu relato desses passos de meu pai, uma importante contribuição para a  História da economia trirriense. Fatos de um passado de lutas, merecedor de citação para conhecimento, principalmente para o aprendizado das novas gerações.Uma orgulhosa contribuição para a nossa História.
Pelos grandes serviços prestados ao distrito e município quis o Executivo e o Legislativo, logo após o seu falecimento, perpetuar o seu nome em uma rua no centro do bairro Vila Isabel, a RUA JOÃO BATISTA TEIXEIRA.
Por sua profícua existência,viva meu pai !