EZILMA TEIXEIRA RELEMBRA/ CONHECENDO O FUTURO PREFEITO DE TRÊS RIOS | TR Revista

EZILMA TEIXEIRA RELEMBRA/ CONHECENDO O FUTURO PREFEITO DE TRÊS RIOS




JOSIMAR SALLES MAIA, filho de Josias Gonçalves Maia (Didi) e da professora Maria Izabel Salles, nasceu no dia 28 de julho de 1964, no Hospital Santa Tereza, em Petrópolis.
Descendente de duas tradicionais famílias,  seus avós paternos foram Teclo Gonçalves Maia e Juracy do Carmo Maia e avós maternos Paschoal Salles Sobrinho e Laura do Amaral Salles.
Seu avô paterno foi o renomado Tenente Teclo Maia que, egresso do Rio de Janeiro, no início dos anos da década de 1930 aportou em Entre-Rios com a finalidade de,  sob o seu comando militar, ser o instrutor do Tiro de Guerra 349, com o objetivo de habilitar jovens entrerrienses e outros da região ao serviço militar obrigatório.
Tal instituição militar teve vida local por muitos anos e ao término das suas atividades, o Tenente Teclo optou por radicar-se definitivamente em Entre-Rios, onde, inclusive, já constituíra numerosa família.
De personalidade dinâmica e laboriosa, após o seu falecimento quis a municipalidade trirriense, em agradecimento aos  muitos serviços prestados ao município, perpetuar seu nome em um logradouro no centro da cidade: a Praça Teclo Maia.
Josimar, já na primeira infância em Três Rios,  realizou seu curso de Educação Infantil no Jardim de Infância Carlos Ribas, com suas tias, as saudosas professoras Jurema Maia Xavier e Jacy Maia Miranda.
No Colégio Ruy Barbosa,  foi alfabetizado pela professora Maria Florinda Dias da Costa e no mesmo tradicional colégio cursou os 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental. O Ensino Médio foi obtido no Colégio Politécnico Pio XII,em Juiz de Fora. Sua vida acadêmica o conduziu à Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis e à Faculdade de Direito da Fundação D. André Arcoverde, de Valença (RJ).
Em extensão universitária é pós-graduado em Gestão em MKT (Marketing Empresarial), pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.
No dia 06 de janeiro de 1996, casou-se com a médica Michelle Fonseca Corrêa Maia, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Bemposta. Da união nasceram os filhos Giselle e Silas.
São seus irmãos: Marcelo, Juliano, Jader, Gabriel e Davi.
Foi atleta de futebol amador do Entrerriense Futebol Clube, do América Futebol Clube, do Nacional do Cantagalo e do Flamengo de Três Rios, fundado pelo saudoso Alão.
Foi presidente do Entrerriense Futebol Clube no quadriênio 2000 – 2004.
Iniciou suas atividades profissionais nas Indústrias Alimentícias Sola, no controle de qualidade. Também teve passagem no Banco Nacional, nas Rádios Três Rios e Agora FM e no Grupo Mil.
Na administração pública foi Secretário Municipal de Esportes (SETURES), de Integração Governamental, de Obras e Habitação e de Infraestrutura e Projetos.
Foi Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Três Rios (CODETRI) e Diretor do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Três Rios (SAAETRI).

Sua vida política teve início em 1996 pelo Partido Verde (PV), quando,  candidato a vereador,  obteve 476 votos; em 2004 foi candidato a prefeito de Três Rios concorrendo pelo Partido Progressista (PP), com 7600 votos.
Novamente candidato a prefeito de Três Rios em 2016, sob o amparo partidário do Partido Democrático Trabalhista (PDT), nas eleições de 2 de outubro, recebeu a consagradora marca de 22.900 votos, com o percentual de 50,62% dos sufrágios válidos.
No dia 1º de janeiro de 2017, JOSIMAR SALLES MAIA será empossado como o 29º prefeito do município de Três Rios, para o quadriênio 2017 – 2021.

Na foto, o prefeito eleito e sua mãe, a professora Maria Izabel Salles.