FESTIVAL AGROSERRA MOVIMENTA PATY NO FERIADÃO | TR Revista

FESTIVAL AGROSERRA MOVIMENTA PATY NO FERIADÃO




O Festival AgroSerra – da Roça ao Prato, evento realizado   em Petrópolis e que reuniu mais de seis mil pessoas na Praça de Secretário,  no mês de julho, será  a principal atração do feriado de sete de setembro em Paty do Alferes. Além de workshops gastronômicos e apresentações musicais, o evento, que será realizado na Praça George Jacob Abdue, no centro da cidade,  reunirá mais de 40 expositores, entre produtores e empreendedores de Paty, Petrópolis e demais localidades da Região Serrana do Rio.

Segundo a idealizadora do evento, Janice Caetano, a ideia é que Paty do Alferes seja mais um local beneficiado pelo legado proporcionado pela realização do festival. “O AgroSerra é único. Mais do que um evento gastronômico e cultural, somos um conceito: de valorização ao pequeno produtor e empreendedor, de pertencimento com relação à cultura local. O nosso objetivo é fazer com que Paty seja impactado positivamente pela realização do festival, assim como Secretário vem sendo há três anos”, explica ela.

Além de verduras e legumes orgânicos, cervejas e cachaças artesanais, queijos, doces, compotas, conservas e artesanato, os visitantes poderão aproveitar, ainda, uma série de workshops gastronômicos e culturais que serão realizados gratuitamente. Um dos destaques será a atividade ministrada por Fred Tibau, chef do programa “Estrelas”, da Rede Globo, que irá preparar uma receita com ingredientes da região.

Outras atrações  serão as oficinas de degustação de cachaças artesanais, realizada na quinta-feira pela Cachaça União Carvalheira, e a oficina de produção de cervejas artesanais, comandada  por Bruno Braga, nome à frente da Cerveja Vila de Secretário, no sábado. Na sexta, o público poderá participar de um workshop de aproveitamento integral dos alimentos utilizando plantas alimentícias não convencionais, as chamadas PANCs.

Já as atrações culturais ficam por conta da exposição “Olhares da Minha Terra”, com fotos dos  alunos do 9° ano da rede municipal de ensinode Paty do Alferes, e de apresentações musicais que encerrarão os três dias de Festival AgroSerra.

Confira a Programação Completa:

Quinta-Feira – 7 de Setembro

10h às 22h –
Festival de Produtos Artesanais da Serra / Exposição e Venda de Orquídeas e Bromélias – Tenda dos Expositores

14h – Workshop com o chef Fred Tibau
17h30 – Oficina de Degustação de Cachaças Artesanais com Cachaça União Carvalheira
20h – Apresentação Musical de Samba de Raiz com Douglas Lemos

Sexta-Feira – 8 de Setembro

10h às 22h – Festival de Produtos Artesanais da Serra / Exposição e Venda de Orquídeas e Bromélias – Tenda dos Expositores
11h – Oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos utilizando Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) com Mônica Cristina de Jesus e Fátima Nóbrega
20h – Apresentação Musical de MPB e Moda de Viola com Paulinho Athayde

Sábado – 9 de Setembro

10h às 22h – Festival de Produtos Artesanais da Serra / Exposição e Venda de Orquídeas e Bromélias – Tenda dos Expositores
12h – AgroChef – Projeto de Cozinha Colaborativa com Chefs Locais e Cozinheiros Amadores
17h – Oficina de Degustação e Produção de Cervejas Artesanais com Bruno Braga
19h – Apresentação Musical de Forró com Maurício Para Xaxá
20h
– Apresentação Musical com Bull e Bill