img
  

FRAUDES CONTRA O INSS EM E SAPUCAIA, ALÉM PARAIBA E JF

FRAUDES CONTRA O INSS EM E SAPUCAIA, ALÉM PARAIBA E JF



Equipes do  Ministério Público Federal e da Polícia Federal realizaram nesta quarta-feira  (3) em Juiz de Fora,  Além Paraíba,  Sapucaia, Nova Iguaçu e Resende, a Operação Conectividade, para  desarticular uma associação criminosa responsável por um esquema de fraudes contra a  Previdência Social.

Foram cumpridos 11 mandados, sendo quatro de prisão preventiva, por prazo indeterminado, e uma temporária, por cinco dias, além de oito mandados de busca e apreensão, todos  expedidos pela 2ª Vara federal de Juiz de Fora. Os envolvidos, que não tiveram os nomes divulgados, teriam causado aos cofres públicos um prejuízo de cerca de R$ 2 milhões e 800 mil reais. Através do esquema, eram emitidas guias de recolhimento falsificadas.

Segundo a  PF, as fraudes foram constatadas inicialmente   pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), após exame de aposentadorias e pensões concedidas em Além Paraíba a segurados residentes naquela cidade e em outros municípios . A concessão dos benefícios se baseava na falsificação de períodos de trabalho e tempos de contribuição. Eram feitas também a falsificação de contratos de prestação de serviço, recibos de pagamento e declarações de imposto de renda. 

A auditoria do INSS constatou que cerca de 59 benefícios foram concedidos, de maneira fraudulenta, no municípío de Além Paraíba. Entre os detidos estaria um servidor público federal daquela cidade. Quarenta e oito policiais participaram da operação. Há indícios de que a quadrilha estaria agindo também em outros municípios. (Fonte: G1e Tribuna de Minas Foto: Polícia Federal/Divulgação)