img
  

GOVERNO DISTRIBUI VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA

GOVERNO DISTRIBUI VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA



Começou nesta terça-feira (24) a entrega das doses de vacina contra a febre amarela às secretarias de saúde dos municípios do Estado do Rio. O trabalho, desenvolvido pela secretaria estadual, disponibilizará 350 mil doses, sendo 250 nas ações de bloqueio da doença e o restante destinado a normalizar o estoque dos municípios.

Fontes ligadas ao governo do estado informaram que a vacinação preventiva ocorrerá nas cidades das regiões centro sul, noroeste e norte, que fazem divisa com Minas Gerais e Espírito Santo. Autoridades da área da saúde asseguram que não há necessidade de vacinação em massa, porque não há casos de febre amarela no Estado do Rio.

No município de Levy Gasparian, será feita a vacinação de acordo com as determinações do Ministério da Saúde. Três Rios, Paraíba do Sul e Sapucaia também receberão as doses da vacina no começo do mês de fevereiro, para atualização das cadernetas das crianças e aplicação em pessoas que pretendem viajar para as áreas de risco.   

Sintomas

Os dois tipos de febre amarela – urbana e silvestre, são transmitidos, respectivamente, pelo  aedes aegypti e pelos mosquitos dos gêneros haemagogus e sabeths. Os sinais e sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, dor de cabeça,  dores musculares, prostração, enjoo e vômitos. Em alguns casos, as pessoas contaminadas podem, após poucos dias de regressão dos sintomas iniciais, apresentar  a forma grave da febre amarela, ficando com a pele  amarelada, devido a  icterícia ocasionada pelo comprometimento do  fígado.

Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, os bebês recebem a primeira dose da vacina aos nove meses, com a repetição dez anos depois.Essas duas doses são suficentes para imunizar  a pessoa por toda a vida.