img
  

NHOQUE DA FORTUNA, PARA COMER NO DIA 29

NHOQUE DA FORTUNA, PARA COMER NO DIA 29



Como o tempo passa rápido! A correria de fim de ano é tão grande que quase esquecemos de uma receita tradicional, o nhoque da fortuna, que, segundo a lenda, deve ser servido sempre  no dia 29 de qualquer mês. Então, já que estamos atrasadas, vamos rápido à receita, para a amiga dona de casa poder fazer pelo menos para o jantar. O diferencial desta receita é que o nhoque é levado ao forno, e não cozido em água e sal.

NHOQUE DA FORTUNA

Ingredientes da massa: 1 kg de batata;1 xícara de farinha de trigo;2 colheres de margarina;1 xícara de leite;1 ovo; 200 grs. de mussarela  passada no processador; sal a gosto.

Modo de fazer a massa: cozinhe a batata com sal e amasse. Adicione o ovo, a margarina, o leite, a farinha, sal a gosto e amasse até obter uma massa homogênea.Acrescente a mussarela na massa. Reserve.

Ingredientes do recheio: 500 grs.  de carne moída;2 cebolas; 500 grs. de tomate; 2 colheres de sopa de óleo ou  azeite; 6 dentes de alho; galhos de manjericão fresco; 3 colheres (sopa) de extrato de tomate;1 tablete de caldo de carne; 200 grs. de mussarela picada.

Modo de fazer o recheio: coloque em uma panela o   óleo ou azeite e frite o alho e a cebola.Acrescente a carne moída e um tablete de caldo de carne, deixando refogar  por cerca de 10 minutos, mexendo sempre.Coloque o tomate picado, o extrato de tomate e 1 copo de água, se precisar. Coloque sal a gosto, mas com cuidado, porque o caldo de carne já é bem salgado. Cozinhe tudo em fogo baixo até que o molho fique consistente. Só no final acrescente as folhas de manjericão fresco.Desligue o fogo e deixe o molho esfriar.

Montagem do nhoque: em uma forma refratária untada com margarina, coloque a metade da massa do nhoque, cortada em cubinhos.  Em seguida, despeje uma parte do recheio. Cubra com o restante da massa e, por cima, o restante do molho. Salpique com a mussarela  e leve ao forno coberto com papel alumínio.A massa deve ser assada por cerca de 20 minutos em forno alto.

Segundo a tradição, na hora de comer deve-se colocar embaixo do prato uma nota de 1 dólar, mas,  como os tempos andam difíceis, vale uma de real mesmo. Se funciona ou não, a gente não sabe, mas que fica gostoso, lá isso fica! Boa sorte, bom apetite!