NOVO SECRETÁRIO, OBRAS E CONTRATAÇÕES NA PMTR | TR Revista

NOVO SECRETÁRIO, OBRAS E CONTRATAÇÕES NA PMTR



Durou cerca de uma hora o pronunciamento feito pelo prefeito de Três Rios, Josimar Salles, nesta quinta-feira (8). Com a presença de representantes dos órgãos de imprensa local, e transmissão através das emissoras de rádio e televisão, o chefe do Executivo municipal fez um balanço dos cinco primeiros meses de sua administração, ressaltando o pagamento de dívidas deixadas pelo seu antecessor, destacando-se o débito com o Hospital de Clínicas N Sra da Conceição e com a clínica de hemodiálise  CDR. Josimar informou que já negociou o parcelamento da dívida  com a Light, cerca de 16 milhões, e com o INSS, no valor de 48 milhões, com parcelamento em 200 vezes. Sobre este acordo, o prefeito ressaltou que, ao começar a fazer o pagamento, já será possível ao município voltar a receber verbas do governo federal.

Falando sobre as obras já realizadas neste período, Josimar citou a reforma de escolas e creches através de mutirão reunindo professores, alunos e comunidade; implantação da horta escolar; início da reforma da Escola Municipal Eduardo Duvivier, em Hermogênio Silva; abertura da Creche-Escola Santa Terezinha, em Bemposta; reativação da Escola de Qualificação Professor Hermelindo Alves Rosmaninho e instalação de um novo poço para ampliação do abastecimento de água em Bemposta, realizado pelo SAAETRI.
O prefeito lembrou ainda da implantação do programa "Três Rios De Mãos Dadas Contra as Drogas", que está acontecendo com a integração das secretarias de Saúde, Esporte, Cultura e Educação.

A situação dos servidores públicos municipais também foi abordada durante o pronunciamento. O prefeito anunciou que já estão sendo regularizados os pagamentos de férias,   triênios e licenças prêmio dos servidores e frisou que o reajuste de  5% começou a ser pago dentro  do mês trabalhado.
Os projetos tTês Rios em Movimento e Ginástica Artística também foram citados por Josimar, que anunciou também a vinda de novas empresas para Três Rios, entre elas empresas do setor de plásticos, fabricação de móveis, cervejaria, parque gráfico e uma fábrica de sucos, que deverá gerar cerca de 200 novos empregos.

O prefeito falou também sobre a implantação de cancela eletrônica na travessia da Praça Salim Chimelli: reativação da fábrica de bloquetes; criação de uma cooperativa de reciclagem; ampliação da rede de abastecimento do SAAETRI; operação tapa buracos; licitação para compra de asfalto; construção de 3 novas creches (no Habitat, Cantagalo e Vila Isabel), e início, nas próximas semanas, de uma reforma provisória no Centro de Comércio Popular (camelódromo), que futuramente será totalmente reformado.

Durante o pronunciamento, o prefeito Josimar Salles teceu elogios aos ex-prefeitos Vinícius Farah e Celso Jacob, frisando que seus antecessores tiveram papel relevante no progresso da cidade e que, sem o trabalho desenvolvido por eles, não seria possível a implantação em Três Rios da faculdade de medicina, que deve ocorrer no próximo ano. Josimar afirmou que a faculdade será instalada em prédio próprio, a ser construído na Rua Isaltino Silveira, no terreno onde era realizada a Três Rios Expo Fest. O evento, afirmou o prefeito, não será realizado este ano, a não ser que a iniciativa privada se responsabilize pelos custos  da promoção.    
Um dos pontos principais do pronunciamento foi a mudança na gestão da Secretaria de Saúde. O prefeito agradeceu ao  secretário Gilberto Golfeto, que será substituído pelo vereador Luiz Alberto Barbosa. "Agradeço muito ao Gilberto por sua dedicação e empenho, ele fez um excelente trabalho de gestão, principalmente quando regularizou os pagamentos dos fornecedores da saúde. A partir de segunda-feira estará assumindo o vereador Luiz Alberto, que já havia sido convidado no início do governo e agora aceitou novamente esse desafio, visando colaborar com o governo a frente da Secretaria de Saúde. Durante os primeiros trinta dias, Luiz Alberto estará despachando diretamente da UPA", declarou Josimar.
Ainda na área da saúde o prefeito anunciou a convocação de 68 profissionais concursados, entre eles: 12 novos médicos e 10 técnicos de enfermagem para a UPA e 46 profissionais para atendimento nas demais unidades de saúde, nas seguintes áreas: ortopedia, cirurgião-dentista, clínico geral, neurologia, oftalmologia, médico regulador, intervencionista, generalista e educador físico. Josimar declarou também que está  buscando recursos para realizar a reforma total das instalações da UPA.