img
  

O QUE É DEPRESSÃO?

O QUE É DEPRESSÃO?



Octávia Cristina Barros *

A depressão tem características importantes e não depende de um “evento gatilho” para se manifestar, ao contrário da tristeza profunda, que necessariamente tem sua causa relacionada a um ou mais episódios. Essa tristeza se manifesta normalmente diante de situações que envolvem principalmente perda (fim de um relacionamento, desemprego etc), desamparo, frustração/desapontamento, fracasso e/ou exclusão/rejeição. Em outras palavras, a tristeza passa, enquanto a depressão persiste.

Tomemos por exemplo a tristeza profunda que uma pessoa vivencia ao perder um ente querido. Isto não é depressão, porque o luto é uma resposta natural, pode continuar por   um ou dois anos e mesmo assim não deve ser confundido com depressão. São vários os tipos e subtipos da depressão (ou estados depressivos). O diagnóstico dos estados depressivos deve considerar se os sintomas são primários ou secundários, se há traumas psicológicos, doenças, uso de drogas e medicamentos. É necessário distinguir luto e tristeza de depressão.

Os principais sintomas da doença são:

  • Tristeza profunda e duradoura (em geral, mais de duas semanas)
  • Perda do interesse ou prazer em atividades que antes eram apreciadas
  • Sensação de vazio, falta de energia, apatia, desânimo
  • Falta de vontade para realizar tarefas
  • Perda da esperança
  • Pensamentos negativos, pessimistas, de culpa ou autodesvalorização

Além desses, a pessoa pode ter também dificuldade para concentrar-se, não dorme bem, tem perda de apetite, ansiedade e queixas físicas vagas (desconforto gástrico e dor de cabeça, entre outras). Em casos mais graves, podem ocorrer ideias de morte e suicídio, havendo até pessoas que tentam contra a própria vida. A depressão é frequentemente uma doença recorrente, isto é, os episódios  se repetem de tempos em tempos.

  • Psicóloga, especializada em Psicanálise, Saúde Mental e Dependência Química e Outros Transtornos Compulsivos – CRP 05/25598