img
  

O QUE É INFARTO?

O QUE É INFARTO?



Matérias sobre o infarto voltaram às páginas dos jornais e revistas nas últimas semanas, depois que o problema atingiu dois artistas: o humorista Renato Aragão, que felizmente se recuperou, e mais recentemente o ator e diretor José Wilker, que morreu neste sábado (5). Estes foram apenas dois dos cerca de 300 mil casos que ocorrrem no Brasil anualmente, segundo pesquisa da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Trata-se de patologia clínica, onde a metade dos casos resulta em “morte súbita”, devido a falta de informação das pessoas, que geralmente não conhecem os sintomas nem sabem como agir na hora do ocorrido.

As informações a seguir foram obtidas em entrevistas concedidas pelo médico Dráuzio Varela:

Como acontece? 

O Infarto Agudo do Miocárdio, ao qual a maioria dos médicos se refere como IAM,  surge quando uma artéria está contraída ou obstruída, seja parcial ou totalmente. Como o músculo cardíaco precisa ser constantemente abastecido de sangue rico em oxigênio vindo do pulmão, para nutrir o coração, as artérias coronarianas são as responsáveis por este abastecimento,  e se algo dá errado, o infarto ou ataque do coração acontece.

O IAM ocorre principalmente quando a pessoa começa a fazer algo que necessite de esforço. Os  batimentos cardíacos aumentam e a necessidade de suprimento sanguíneo rico em oxigênio também aumenta, momento em que ocorre a isquemia e consequetemente o infarto, que é a obstrução total do fluxo, causando necrose (morte) do tecido e das células cardíacas que deveriam estar sendo irrigados pela artéria obstruída.

Sintomas 

Normalmente se apresenta como uma dor no meio ou à esquerda do peito, tipo “aperto”, pressão ou peso, muitas vezes com irradiação para o braço esquerdo, para a mandíbula e/ou costas. A dor pode ser desencadeada por esforço físico, estresse emocional ou após uma refeição exagerada, lembrando que os sintomas variam de acordo com o sexo.

A angina é a dor no peito que ocorre no momento do infarto, e pode se apresentar de duas formas:

Angina estável : causada por esforço físico, pode durar poucos minutos e ser aliviada após alguns minutos de repouso.

• Angina instável: pode ocorrer mesmo em repouso. A angina geralmente apresenta piora gradual, acompanhada na maioria das vezes de suor intenso, falta de ar, palidez, inquietação e por vezes náuseas  e vômitos.

Causas do infarto

•Diabetes

•Obesidade

•Idade acima de 45 anos

•Hipertensão (pressão alta)

•Colesterol alto •Insuficiência renal renal

•Sedentarismo

• Tabagismo

Como agir?

  Se a pessoa estiver sozinha, deve procurar pedir socorro imediatamente, mantendo a calma e tossindo repetidamente e vigorosamente, respirando bem fundo antes de cada tosse, que deve ser profunda e prolongada, como se houvesse um catarro no peito. A tosse funciona como um “tranco”, fazendo com que o coração volte ao seu batimento normal. O doente precisa continuar tossindo até chegar socorro, respirando profundamente entre as tossidas. A tosse faz com que o coração se contraia e mantenha o sangue circulando.

Quem socorrer uma pessoa vítima de infarto deve mantê-la em posição confortável, com o corpo levemente inclinado e roupas desabotoadas. Outra providência a ser tomada imediatamente é dar ao infartado dois comprimidos de acido acetilsalissílico (AAS)Não se deve transportar a pessoa  em carros comuns, pois a morte poderia ocorrer a caminho do hospital. É necessário que uma ambulância seja acionada imediatamente.

Assista ao vídeo onde o Dr. Dráuzio fala mais sobre o assunto: www.youtube.com/watch?v=sEY_kS4fb-g