img
  

O Que Fizeram Com o Nosso Futebol?

O Que Fizeram Com o Nosso Futebol?



Richard Nixon*

      Costumo ir a estádios ver jogos da arquibancada, e constato que assisto a  outra partida,diferente da que é  transmitida pela televisão, os segundos correndo como se fossem horas, a tática aplicada, os erros dos jogadores ficam mais claros e os acertos ficam maravilhosos. Sou de um tempo em que alguns jargões eram como verdades, tais como “jogo é jogado e lambari é pescado”, “futebol é para homem”, entre outros.  Mas tudo isso é para chegarmos a grande pergunta:  o que fizeram com o futebol brasileiro? É uma indagação  que me atormenta há  pelo menos quinze anos, pois venho  assistindo  um outro esporte praticado em terras tupiniquins.

        Nossa arbitragem transformou nossos jogadores em verdadeiros cristais, ou seja, crianças que choram quando perdem suas chupetas. Nossos  “craques” não conseguem disputar o torneio continental. No esporte praticado aqui,  no País  que é o pai adotivo do futebol,  qualquer esbarrão se transforma em falta, os jogadores reclamam em demasia com os senhores “professores’ do apito;  aqui nossos jogadores simplesmente mandam e desmandam,  mas quando enfrentam times de outros países,  principalmente uma arbitragem que deixa o jogo rolar com poucas faltas, a história é diferente. Quando  digo isso, não quer dizer que seja  favorável ao jogo violento. Uma parte deste cenário é culpa  da mídia esportiva,  que sempre falava que  o nosso jogo é muito leve, que tínhamos que  proteger os craques, a mídia alegava que  nossos árbitros são uns incompetentes,m errando  demais. Lá  fora a coisa é diferente, eles (os árbitros) protegem mais os craques. Hoje jogadores medianos, pseudos-craques de futebol, mimados, praticam outro tipo de futebol, onde ninguém  pode ser tocado,  pois tudo é falta. Por este motivo,  nossos times estão lutando para vencer jogos contra times tecnicamente inferiores, pois não sabem lidar com árbitros que deixam o jogo rolar. Isso é culpa da nossa arbitragem, nossos cartolas, nossos técnicos, nossa mídia esportiva e das  categorias de base,  por não fazerem o trabalho correto. Mas como o futebol está voltando para casa, temos a esperança que este esporte se transforme realmente em futebol, ou seja, onde  jogo é jogado e lambari é pescado.

 

Os Filhos da luta

 

    Um filho da luta da lista de Felipão voltou em grande estilo.  Fred marcou no clássico carioca (Flu1x1Vasco) mostrando que será muito útil para a disputa da Copa do Mundo. Jô,  outro da lista,  tem mostrado muita vontade de ser titular,  está jogando muito neste inicio de temporada.

    Quem está de fora da lista, mas  doido para se juntar aos filhos da luta de Luis Felipe Scolari, é  Diego Cavalieri. Toda vez que entra em campo com Gum e Leandro Euzébio, agradece a Renato Gaúcho por fazer de tudo para ele não estar na lista final.

  • Comentarista esportivo no Programa Camisa 5. Todas as segundas, quartas e sextas, das 12h ás 13h. Acompanhe ao vivo através do: www.canal5.com.br https://www.facebook.com/richardnixon.dossantos https://twitter.com/O_PALPITADOR