img
  

OS CAMPEÕES DAS FEDERAÇÕES

OS CAMPEÕES DAS FEDERAÇÕES



 

Richard Nixon *

Os Estaduais acabaram. Calma, foi apenas nesta temporada. Pelo menos os principais Estaduais “regionais” chegaram ao fim, de forma melancólica, cheio de fórmulas mágicas, para não dizer bizarras, públicos patéticos, arbitragens ridículas e, lógico, clubes fazendo de tudo para provarem sua incompetência. No Mineiro, Atlético e Cruzeiro fizeram uma final muito legal, pois as duas equipes ainda participam do torneio sul-americano como fortes concorrentes ao titulo, mas o grande nome do jogo foi o assoprador de apito que marcou um pênalti do Dede em cima do Jô, mas voltou atrás, pois o auxiliar indicou um impedimento de espíritos. Com isso, Cruzeiro Campeão Mineiro. No Gaúcho, o Internacional brincou em cima do imortal Grêmio que, com suas atenções voltadas também para o torneio sul-americano, foi uma goleada sonora envolvente que nem parecia um Grenal, isso dá ao Saci um tetra campeonato e o gostoso fazendo o rival ficar em um início de fila bem chato. E no Baiano, o Tricolor de Aço venceu o grande rival com boas exibições. Jogando solto, o Bahia esmagou o Vitória, reconquistando uma taça que há muito não segurava. Os paulistas, que foram ao Pacaembu queriam para ver o Santos, com um futebol bonito, time jovem, bem equilibrado, capaz de aplicar goleadas impiedosas, mas viram sim um time modesto, aplicado e querendo um lugar ao sol. Essa é melhor definição que podemos dar ao Ituano, Bicampeão Paulista, que jogou de igual para igual com os grandes, venceu e venceu com autoridade. Vexame dos comandados de Osvaldo de Oliveira.

Acharam que eu não iria comentar sobre o Rio de Janeiro? Esse Campeonato é a cereja do bolo. O clássico dos milhões, Flamengo x Vasco, depois de dez anos decidiriam um estadual, em campo muita rivalidade, muita história, muita polêmica, muita emoção. Enfim, era para ser a final que mascararia um Campeonato ridículo. Mas o assoprador de apito e seus ‘blue caps’ fizeram questão de mostrar a verdadeira faceta do Carioca-2014, de nível tecnicamente baixo. Em um lance rápido, onde o bandeirinha bem posicionado e, lógico, o auxiliar de fundo, não conseguiram ver, primeiro Marcio Araújo impedido, e o mais grave, dar o gol para o Nixon. Foi com um toque de crueldade que o Vasco perdeu este Campeonato, e por muitos anos irá reclamar, chorar e falar mal dos assopradores de apito. Mas tudo isso faz parte do esporte chamado de futebol tupiniquim.

Vai Começar o Campeonato Brasileiro

No fim dos melancólicos Estaduais, vai começar o Brasileirão-2014. O que chama a atenção é o fato de ter apenas dois times como favoritos, Atlético-MG e Cruzeiro. Os demais, mesmo alguns sendo campeões estaduais, chegam repletos de dúvidas. Os times do Rio e de São Paulo pela primeira vez em onze edições do Brasileirão neste novo formato, não entram como favoritos. Isso mostra que este Torneio, que se inicia em abril, faz nove rodadas e será interrompido pela Copa do Mundo, vai ser marcado pela regularidade, ou seja, o time que menos erros cometer será o Campeão ao final da trigésima oitava rodada.

Vai começar mesmo?

Icasa reclama que o STJD não denunciou o Figueirense por entender que o time catarinense escalou de forma irregular o volante Luan. No começo de fevereiro, o time cearense levou o caso à Justiça Desportiva, mas não teve o pleito aceito. A argumentação da procuradoria-geral da corte foi que o "crime" estava prescrito, já que o jogo colocado em xeque aconteceu em maio de 2013. Com isso, o time cearense deve ser incluído na serie A do Brasileiro. Em ano de Copa do Mundo, a bagunça do nosso principal campeonato mostra como é organizado o esporte bretão no Brasil. Como são profissionais os nossos cartolas! Bom, o negócio é deixar a vida levar e o jeitinho brasileiro no final vai prevalecer.

Comentarista esportivo no Programa Camisa 5. Todas as segundas, quartas e sextas, das 12h ás 13h. Acompanhe ao vivo através do: www.canal5.com.br https://www.facebook.com/richardnixon.dossantos https://twitter.com/O_PALPITADOR