PAI E FILHOS NA ESTRADA DO SUCESSO | TR Revista

PAI E FILHOS NA ESTRADA DO SUCESSO



Haydeé Silva*

 

A tradicional festa do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, na Rua Benjamin Constant,  contou, no último sábado (28) com uma atração musical. O músico trirriense Renato Estrada acompanhado pelos filhos, Lorenzo e Vitória, apresentou um repertório variado, composto canções nacionais e internacionais de várias épocas.

Renato, que reside em Petrópolis há alguns anos, começou a cantar em Três Rios na década de 1990, quando fez parte da  Adapth,  banda que foi  considerada na época uma das melhores da região e  fez muito sucesso entre 1994 e 2001, tendo inclusive lançado o disco “De Olho no Mundo”.

Partindo para a carreira solo, como compositor, arranjador, músico e cantor, Renato lançou em 2006 o projeto Som Três, do qual fez parte a   música do mesmo nome, que fala sobre a história de Três   Rios e é considerada o segundo hino da cidade.

Falando sobre o trabalho atual, Renato Estrada e Família, o músico afirma que considera o projeto um dos mais interessantes de sua carreira, classificando-o como “uma grande aventura em todos os sentidos”. Tudo começou quando ele notou nos filhos o interesse pela música. A filha mais velha, Vitória, de 14 anos, começou a cantar aos 4 anos de idade, sendo acompanhada pelo pai ao violão. Mais tarde, gravou jingles de Natal para empresas de Três Rios e, aos 10 anos, venceu um concurso promovido pelo Sesi e pela TV Rio Sul. No final de  2010 foi aprovada como aluna   do Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis, onde continua até hoje.Com uma voz marcante e muito afinada, Vitória tem presença de palco e interpreta com desenvoltura  tanto canções atuais quanto clássicos da música internacional, como New York, New York, imortalizada por Frank Sinatra,  e Follow You, Follow Me, sucesso do grupo Genesis na década de 1970. Destaque também para o Hino Nacional, apresentado na última parte do show.

Renato se refere ao filho Lorenzo, de 10 anos, como uma “linda surpresa”. O menino, que fica à vontade durante as apresentações, demonstra gostar do que está fazendo e, segundo o pai, começou a participar das “cantorias” ao lado da  irmã e hoje é aluno do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. As apresentações públicas do Renato Estrada e Família começaram depois do sucesso feito nas festinhas da família. Hoje o grupo contabiliza quatorze apresentações, em cidades como Volta Redonda, Barra do Piraí, Rio de Janeiro e Petrópolis. Os shows são marcados  respeitando não só os compromissos de Lorenzo e Vitória nos corais dos quais participam, mas também o local e horário, que devem estar de acordo com as idades dos irmãos. Vitória já decidiu seguir a carreira artística, e recebe todo o apoio não só do pai, mas também da mãe, Ana Paula. Quanto a Lorenzo, está em fase de amadurecimento, e, segundo o pai, os shows contribuem para que ele aja com profissionalismo, apesar da pouca idade.  
Tendo o Ferreira na certidão de nascimento,  Renato explica por que escolheu Estrada como sobrenome artístico: “Em relação ao nome RENATO ESTRADA E FAMÍLIA, apenas juntei a minha história,  pois sou um trabalhador da estrada e carrego minha família no coração.”
O show  apresentado no Santuário Sagrado Coração de Jesus proporcionou momentos agradáveis aos presentes, reforçando o clima de festa familiar. Como o próprio Renato declarou, a impressão era de que se tratava de uma sala de visitas, onde todos se divertiam e apreciavam a demonstração do talento de um pai e seus filhos, apresentando músicas de todos os tempos para todas as faixas de idade. 

*Jornalista