img
  

PMTR PROMOVEU AÇÕES SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL

PMTR PROMOVEU AÇÕES SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL



Nesta quarta-feira (26) o Brasil comemorou  o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Segundo pesquisa  publicada recentemente, cerca de 23% da população brasileira é hipertensa e,  segundo o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde, a hipertensão afeta de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos.

Para marcar a data, a Prefeitura de Três Rios promoveu  uma manhã de conscientização no Calçadão, a partir das 9h, com aferição de pressão arterial, palestra sobre  saúde bucal, atividades com a as equipes de nutrição, ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição), e profissionais do NASF e do Programa de Controle ao Tabagismo.

A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias. Quando essa força está aumentada, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue ocorrendo então a hipertensão arterial. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

 

Os fatores de risco para Hipertensão Arterial são:

- Hábitos alimentares irregulares com elevado consumo de sal e produtos industrializados;

- Sobrepeso e obesidade que aceleraram em até 10 anos o aparecimento da hipertensão;

- Tabagismo;

- Hereditariedade: quem tem o pai ou a mãe com hipertensão tem 30% de chances de se tornar hipertenso. Se a herança é bilateral, o risco da hipertensão aumenta para até 50%. Neste caso, quem é filho de hipertensos deve fazer avaliações médicas periódicas;

- Diabetes;

- Envelhecimento. (foto ilustrativa)