PREPARATIVOS PARA A CHEGADA DO TREM TURÍSTICO RIO-MINAS | TR Revista

PREPARATIVOS PARA A CHEGADA DO TREM TURÍSTICO RIO-MINAS



Equipes da Prefeitura de Três Rios já estão trabalhando nas obras de recuperação do leito da linha férrea onde irá circular o Trem Turístico Rio Minas, primeiro trem turístico interestadual do país, com inauguração prevista para o segundo semestre deste ano. As obras incluem a recomposição do trecho da linha férrea que foi destruído  por uma enchente em 2016. Na época, houve a erosão do solo, formando uma cratera de 16 metros de largura e oito metros de altura. O trecho foi refeito com implantação de uma nova rede de drenagem.

Além das obras na Rua Direita, a Prefeitura irá recompor todo o leito da linha férrea do trecho entre a Ponte  de Santa Fé - na divisa entre Três Rios e Chiador - e a futura Estação Ferroviária de Três Rios - situada na Avenida Condessa do Rio Novo, reformando a rede de drenagem e esgoto, além de realizar a limpeza geral. Após o término das obras.

Com capacidade para 800 passageiros, o Trem Turístico Rio Minas sairá de Três Rios com destino a Cataguases (MG), e vice-versa, fazendo um  percurso de 168 km. Ao todo são 15 vagões que foram adquiridos pela ONG Amigos do Trem  com o  apoio da iniciativa privada (Grupo Mil).

Segundo sua assessoria, desde o primeiro momento em que foi apresentado ao projeto pelo presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento, o prefeito Josimar Salles aceitou o desafio e convocou sua equipe de governo para transformar o projeto  do   trem turístico em realidade. Durante  meses foram reaulizadas  reuniões em Brasília, encontros com os prefeitos das demais cidades e com os representantes da ONG, até que o projeto pudesse ser apresentado à iniciativa privada, que abraçou a causa.

Segundo o prefeito Josimar Salles, o Trem Turístico Rio Minas vai transformar a realidade do turismo em Três Rios e região, resgatando a tradição ferroviária e fortalecendo a economia. "Estamos realizando uma importante obra para recuperar o leito da ferrovia para a passagem do Trem Rio Minas. O projeto vai atrair cerca de 800 turistas, por semana. Pessoas de todas as partes do Brasil e até do exterior que virão conhecer nossa cidade e região, aquecendo o comércio e os setores hoteleiro e gastronômico"