PRIMEIRO VAGÃO DO TREM TURÍSTICO CHEGOU À REGIÃO | TR Revista

PRIMEIRO VAGÃO DO TREM TURÍSTICO CHEGOU À REGIÃO



Na última sexta-feira (15) o primeiro vagão/carro de passageiros do Trem de Turismo Rio-Minas, que ligará Três Rios à cidade mineira de Cataguases, chegou à região, indo direto para  a oficina de locomotivas e vagões da Ong Amigos do Trem,  em Leopoldina, onde será revisado e preparado para ser colocado nos trilhos. O equipamento foi transportado de Vitória, no Espírito Santo, onde estava sob os cuidados da Vale.

Ao todo são 15 vagões que foram adquiridos pela iniciativa privada com o apoio e incentivo da Prefeitura de Três Rios. Segundo o planejamento, serão transportados dois vagões por semana. Além do vagão, duas locomotivas, modelo G12, também já desembarcaram.

O Trem de Turismo Rio-Minas, tem o objetivo de reativar o movimento ferroviário na Zona da Mata mineira e no Sul Fluminense através do turismo em um trecho de 120 km, passando pelos municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas Gerais, e Sapucaia e Três Rios, no Rio de Janeiro. Depois de  meses de reuniões, com o apoio e interesse  de todos os municípios envolvidos,  o projeto pode ser apresentado a iniciativa privada,  que prontamente abraçou a causa.

Paulo Henrique do Nascimento, diretor da Ong Amigos do Trem, se mostrou emocionado no momento que o vagão foi colocado nos trilhos. "É a realização de um sonho. Agradecemos imensamente ao DNIT e a VLI, que vem nos ajudando para a recuperação da malha ferroviária por onde o trem irá passar e a todos os seus colaboradores pelo apoio técnico e logístico ao projeto. Sou muito grato também aos prefeitos que acolheram a nossa ideia, principalmente o prefeito Josimar Salles,  que foi um dos maiores incentivadores dessa ideia, assumiu a causa e mobilizou todos os demais prefeitos. Não posso deixar de agradecer também ao Grupo Mil,  que abraçou a nossa causa e viabilizou a compra dos equipamentos", afirmou Paulo Henrique.

Sapucaia, uma das cidades que receberá a locomotiva, possui estações praticamente intactas e prontas para acolher os turistas. "Temos a felicidade de receber o Trem Turístico em nossa cidade. Já estamos fazendo pequenos reparos em nossas estações para, em breve, recebermos a locomotiva", afirmou o prefeito Fabrício Baião.

Para Josimar Salles, o projeto será um marco para o resgate da história da ferrovia, fortalecimento do turismo e desenvolvimento econômico de toda região, não só de Três Rios, mas de toda região. "A volta do trem de passageiros não será importante apenas para o resgate da história, mas também para o fortalecimento da economia nas cidades por onde a locomotiva irá passar. Teremos turistas de todo o Brasil vindo conhecer nossas cidades, apreciar  nossa gastronomia e levar algo de recordação. Com isso, todo o município ganha. Estamos confiantes no sucesso desse projeto, inclusive já iniciamos o projeto de construção da nova estação", destacou Josimar Salles.

Além das pequenas manutenções nos vagões, alguns trechos da malha ferroviária também estão recebendo melhorias e a previsão é de que o trem comece a circular ainda no primeiro semestre de 2018.