SAÚDE | TR Revista

SAÚDE



TOMANDO JUÍZO, DEPOIS DA COMILANÇA NA PÁSCOA

Saúde e boa forma são quase obsessões nos dias de hoje, e toda semana  surge alguma novidade na área. Umas que parece ter surgido para ficar é o suco verde, que  promete trazer inúmeros benefícios.

Composto geralmente por verduras (couve, espinafre, agrião etc.), é enriquecido ainda com frutas, legumes e grãos, fornecendo uma série de nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do corpo humano, incluindo acido fólico, vitamina C, antioxidantes e magnésio.

Alguns benefícios do suco verde, segundo nutricionistas:

  • Melhora a aparência de unhas, pele e cabelos e dá mais disposição.
  • Ajuda no bom funcionamento do intestino, devido aos alimentos que contêm fibras e são utilizados na sua preparação.
  • “Limpa” o organismo, podendo ser utilizado em dietas desintoxicantes de pouca duração, por exemplo depois de um fim de semana onde foram consumidos alimentos gordurosos.
  • É uma boa opção para quem não gosta de legumes e verduras, pois esses alimentos serão consumidos sem que a pessoa perceba, na forma de suco.   
  • Auxilia no emagrecimento, se for utilizado junto com uma dieta saudável aliada à pratica de exercícios.

Sugestões de preparo:

- 200 ml de suco de laranja; 1 punhado de espinafre; ¼ de cenoura crua; ¼ de mamão; ¼ de maçã; 1 colher de sopa de semente de linhaça.

- 1 folha de couve; 1 fatia de melão; 1 copo de agua de coco; folhas de hortelã; gotas de limão; adoçante e gelo.

- 2 folhas de couve; 3 colheres de sopa de polpa de maracujá; ½ cenoura picada; pedacinhos de gengibre; 150 ml de água de coco.

- suco de 2 laranjas; 2 folhas de alface; 1 folha de couve; ½ cenoura; ½ maçã; 1 colher de sopa de chia ou linhaça; raspas de gengibre; gotas de limão.

A maneira de preparar o suco, seja lá qual for a receita, é bem prática: basta colocar tudo no liquidificador e bater. Se preferir mais ralo, basta passar por uma peneira fina, mas há quem afirme que os benefícios são maiores se o suco for ingerido do jeito que for batido.

Para o suco ficar bem saudável, utilize sempre ingredientes frescos. Consuma logo após o preparo ou então congele, utilizando forminhas degelo.

Lembre-se: o suco verde não é medicamento, nem deve ser utilizado no lugar das refeições. É apenas um complemento, não faz milagres e ninguém vai “secar” da noite para o dia utilizando-o. Para emagrecer é necessário disciplina, reeducação alimentar e, em casos extremos, tratamento  com médicos especialistas. (Fonte:http://www.bolsademulher.com/corpo/beneficios-do-suco-verde)

E para quem abusou geral na Semana Santa, consumindo canjica, peixes, doces etc e tal, e encerrou a comilança no domingo de Páscoa, promovendo a “farra do chocolate”, um cardápio detox que deve ser utilizado por apenas um dia, para desintoxicar e preparar o organismo para alimentos mais leves e saudáveis. Afinal de contas, farra gastronômica agora só no Natal, não é mesmo?

Café da manhã

Iogurte desnatado com 2 colheres de sopa de linhaça ou aveia

Suco de laranja natural sem açúcar

Lanche da manhã

Suco de beterraba, cenoura e maçã

Almoço

Arroz integral

Filé de peixe ou frango grelhado

Salada de folha (alface, acelga, repolho, espinafre, rúcula, chicória, couve-mineira) cru ou cozido

Legumes (cenoura, chuchu, abobrinha, berinjela, beterraba, brócolis, couve-flor)

Sobremesa

Fruta da época

Lanche da tarde

Suco de abacaxi com couve

Jantar

Sopa de legumes, verduras, batata e frango

Ceia

Bebida à base de soja

Torrada integral

Geleia de fruta

Ao longo do dia beba bastante água e chá (verde, branco ou chá claro)

(Fonte: http://www.maisequilibrio.com.br/saude/detox-pospascoa-5-1-4-476.html)