SAÚDE/ A HORA E A VEZ DA BATATA DOCE | TR Revista

SAÚDE/ A HORA E A VEZ DA BATATA DOCE



A moda parece estar mesmo presente em todos os setores da vida moderna. Notaram como, vez por outra, surgem na mídia reportagens e artigos enaltecendo as qualidades de alguma verdura ou legume, que imediatamente passam a ser muito procurados e consumidos em grande quantidade pela população?

No momento, a estrela dos legumes é a  batata doce,  um dos vegetais mais nutritivos e versáteis que existe, encontrada facilmente durante todo o ano em praticamente todo o Brasil. Encontrada em cerca de 40 variedades (embora em nossa região conheçamos apenas duas, a branca e a amarela), é rica em inúmeros nutrientes e antioxidantes e oferece, segundo muitos nutricionistas, vários  benefícios à nossa saúde,  servindo  para preparar uma grande variedade  de pratos doces e salgados.. Atualmente a batata doce é cultivada e consumida em larga escala nos cinco continentes e estudos mostram cada vez mais seus benefícios para a  saúde, apontando-a como grande aliada nas dietas para manutenção ou perda de peso.

Propriedades da batata doce

Contêm Ômega 3, ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E, sendo considerada uma excelente fonte de compostos naturais que trazem muitos benefícios à saúde conhecidos como betacaroteno e antocianina. O betacaroteno é conhecido por reduzir o risco de várias doenças crônicas, incluindo câncer, doenças cardiovasculares, degeneração da retina relacionada à idade e catarata. A antocianina é um pigmento natural que fornece benefícios anti-inflamatórios para a pele. As vitaminas A, B e C têm propriedades antioxidantes que ajudam no combate contra os danos causados ​​por radicais livres.

Uma batata doce de tamanho médio contém mais do que a necessidade diária de  vitamina A para  um adulto, quase um terço da vitamina C, quase 15% da necessidade  diária de fibras e 10% do potássio necessário.

Benefícios da Batata doce

1 – Auxilia  no ganho de massa muscular A batata doce está entre os alimentos preferidos dos atletas e fisiculturistas juntamente com o arroz, a batata, a aveia e as massas. Todos ricos em carboidratos, que são fontes de energia para potencializar o treino.

2 - É rica  fibras,  essenciais para ajudar a controlar o apetite, queimar gorduras, manter uma digestão saudável e reconstruir os músculos, e  potássio, mineral que desempenha um grande papel no controle muscular, equilíbrio de eletrólitos e nas funções nervosas. Atletas e outras pessoas envolvidas no treinamento intenso geralmente precisam de mais potássio do que uma pessoa sedentária.

Praticantes de atividades físicas  geralmente preferem comer  batata doce ao invés da batata inglesa, porque seus carboidratos são consumidos de forma mais lenta durante a digestão, mantendo o nível de energia por mais tempo. Outro diferencial é que as batatas doces têm  índice glicêmico ligeiramente  mais alto e, por isso, desencadeiam uma maior liberação de insulina.

Qual a melhor batata, a branca ou a roxa?

Nutricionistas afirmam que as propriedades nutritivas são praticamente idênticas nos dois tipos de batata, mas  uma diferença importante que coloca a batata doce roxa como melhor alternativa:  a quantidade de vitaminas e sais minerais  encontradas em sua casca. Também quanto ao  sabor, leva vantagem também a é a batata doce roxa, de gosto mais adocicado e agradável, enquanto a batata branca tem com um aspecto mais ressecado.

De qualquer modo, é importante ressaltar que os dois tipos são benéficos para a saúde, manutenção ou perda de peso e ganho de massa muscular, Outra vantagem é se tratar de um legume  versátil, que  pode ser usado para fazer diversas receitas como sopas, purês e  saladas. Presta-se também ao preparo de pratos doces, mas nesse caso este uso não é aconselhável principalmente nas dietas de perda de peso.

Modos  de preparar também são importantes 

Seja a batata branca ou roxa, deve-se levar em conta  que a maneira  escolhida  para preparar o prato  também  é importante. Fritar a batata  não é recomendado, pois isso a tornaria mais calórica devido ao uso  óleo na receita. Cozinhar somente com água também pode não ser a melhor forma, já que este tipo de cozimento a faria perder  importantes nutrientes como vitaminas do complexo B e C. Dessa maneira, o melhor mesmo é assar a  batata doce no forno ou grelhá-la, mantendo o alimento saudável, sem que aconteça a eliminação de nutrientes.

(Fonte:  http://www.mundoboaforma.com.br/batata-doce-branca-ou-roxa-qual-e-melhor/#XChIMjOOwCC22KFu.99)