SAÚDE/DR LUIZ CARLOS: HIPERTENSÃO NÃO É BICHO DE 7 CABEÇAS | TR Revista

SAÚDE/DR LUIZ CARLOS: HIPERTENSÃO NÃO É BICHO DE 7 CABEÇAS



Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, a hipertensão arterial, conhecida popularmente como “pressão alta”, atinge mais de 30 milhões de pessoas no Brasil, estimando que um a cada quatro brasileiros sofra da doença, que aumenta com a chegada do inverno e merece atenção. A reportagem do TR Revista abordou este tema junto ao cardiologista Luiz Carlos de Oliveira, um dos mais conceituados especialistas da região, que fez importantes esclarecimentos sobre a chamada “assassina silenciosa”.

TR – O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL?

Dr. Luiz Carlos – Quando o coração se contrai o sangue é levado pra as todas as partes do corpo e a pressão que o fluxo sanguíneo exerce sobre as paredes das artérias é chamada de pressão sanguínea arterial ou simplesmente de pressão arterial. Quando está aumentada se diz hipertensão arterial.

TR – TEM CURA?

Dr. Luiz Carlos – Em noventa e cinco por cento dos casos não tem cura, mas pode ser devidamente controlada com o tratamento.

TR – QUAIS OS SINTOMAS DA HIPERTENSÃO ARTERIAL?

Dr. Luiz Carlos – Tonteiras, dor na nuca, cefaleia, visão embaçada, cansaço, sangramento no nariz, náusea e vômito ou  em muitos casos, sintoma nenhum.

TR – QUALQUER ELEVAÇÃO DA PRESSÃO É SINAL DE HIPERTENSÃO?

Dr. Luiz Carlos – Não; só quando se eleva e permanece alta. após três aferições com algum espaço de tempo.

TR – QUANDO   A PRESSÃO ARTERIAL É CONSIDERADA ALTA?

Dr. Luiz Carlos – Quando se mantem elevada por três aferições, após algum espaço de tempo.

TR – QUEM ESTÁ MAIS SUJEITO A SOFRE DE HIPERTENSÃO, O HOMEM OU A MULHER?

Dr. Luiz Carlos – O homem.

TR – QUAIS AS CAUSAS DESTA DOENÇA?

Dr. Luiz Carlos – Na maioria das vezes não tem causa definida, passa de pais para filhos.

TR – O QUE PODE ACONTECER COM O PACIENTE HIPERTENSO QUE NÃO SEGUE O TRATAMENTO?

Dr. Luiz Carlos – A hipertensão arterial é chamada de “assassina silenciosa” e quando não tratada pode levar ao acidente vascular encefálico (derrame), insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou ao infarto agudo do miocárdio.

TR – QUAIS OS ALIMENTOS QUE AUXILIAM NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL?

Dr. Luiz Carlos – Aqueles que contenham pequenas quantidades de sódio.

TR – PESSOAS DA RAÇA NEGRA SÃO MAIS PROPENSAS A SOFRER DE HIPERTENSÃO ARTERIAL?

Dr. Luiz Carlos – Sim.

TR – HÁ UMA EXPLICAÇÃO PARA ISSO, SE FOR VERDADE?

Dr. Luiz Carlos – Sim, essas pessoas, por condições genéticas, apresentam maior possibilidade de retenção de líquidos. O coração quando precisa mobilizar um volume maior de líquidos faz mais força e promove o aumento da pressão.

TR – OS HIPERTENSOS DEVEM REDOBRAR OS CUIDADOS NO INVERNO, POIS O FRIO DIFICULTA O CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL.  É VERDADE? POR QUÊ?

Dr. Luiz Carlos – Sim, no inverno o nosso organismo reduz o calibre dos vasos periféricos para não haver perda de temperatura corpórea. Com os calibres dos vasos diminuídos o coração tem que fazer mais força para mandar sangue para todo corpo e há aumento da pressão arterial.

TR – QUAIS OS ALIMENTOS QUE OS HIPERTENSOS DEVEM EVITAR CONSUMIR?

Dr. Luiz Carlos – Os que contenham muito sal, o grande inimigo dos hipertensos. Cada molécula de sódio agrega quarenta de água, aumentando o volume circulante, por isso o sal é chamado de hidrófilo (Hidro – água, Filo- que tem afinidade). Como o sal é um excelente conservante, o encontramos em temperos industrializados, linguiça, salsicha, queijos, mortadelas presuntos, refrigerantes, etc., etc, etc... Esses produtos devem ser evitados pelos hipertensos.

TR – CRIANÇAS TAMBÉM SOFREM DE HIPERTENSÃO ARTERIAL?

Dr. Luiz Carlos – Sofrem de hipertensão arterial secundária, aquelas causadas por problemas renais, tumores de glândula suprarrenal, problemas na tireoide, obesidade infantil, entre outras.

TR – A HIPERTENSÃO ARTERIAL É HEREDITÁRIA?

Dr. Luiz Carlos – Sim, na sua imensa maioria (acima de 90%).

TR – QUAIS OS EXERCÍCIOS FÍSICOS RECOMENDADOS PARA OS HIPERTENSOS?

Dr. Luiz Carlos – Desde que a pressão esteja controlada com os medicamentos, todos são permitidos. Ajudam a reduzi-la.

TR – POR QUE O USO DOS REMÉDIOS PARA BAIXAR A PRESSÃO É ASSOCIADO COM DIURÉTICOS?

Dr. Luiz Carlos – Para diminuir o volume de líquidos circulante, principalmente nas pessoas negras ou mestiças.

TR – A HIPERTENSAO ARTERIAL PODE OCASIONAR O CHAMADO “CORAÇÃO GRANDE”?

Dr. Luiz Carlos – O coração é um músculo, e quando a pressão arterial permanece alta por muitos anos ele tem que fazer muita força para ejetar o sangue, e com o aumento do esforço ele vai ficando atrofiado. Podemos comparar o músculo cardíaco ao dos levantadores de peso: os músculos deles se atrofiam à medida que aumentam a carga.

TR – ALGUMAS PESSOAS COSTUMAM TER DIFICULDADE PARA CONTROLAR A PRESSÃO DURANTE O INVERNO. POR QUE ISSO OCORRE?

Dr. Luiz Carlos – Pelo fato explicado acima. Quando os vasos diminuem o calibre, principalmente no inverno, a pressão arterial sobe e às vezes é necessário aumentar a dose dos remédios.

TR – DIZEM QUE OS HIPERTENSOS DEVEM SE AGASALHAR MAIS NESTA ESTAÇÃO DO ANO. ISTO É VERDADE?

Dr. Luiz Carlos – Sim, porque com o corpo mais quente é menor a possibilidade de subida da pressão.

TR – QUAL A MENSAGEM QUE O SENHOR DEIXARIA PARA AS PESSOAS QUE SOFREM DE PRESSÃO ALTA?

Dr. Luiz Carlos – Hipertensão não é “um bicho de sete cabeças”. Se você fizer o tratamento de forma correta levará uma vida normal e produtiva, caso não faça, viverá com a possibilidade de ter “derrame”, infarto, insuficiência renal ou cardíaca. Essas doenças podem causar morte prematura ou deixar sequelas que vão diminuir a sua qualidade de vida.