img
  

SAÚDE/SINTOMAS E TRATAMENTOS DAS DOENÇAS DA PRÓSTATA

SAÚDE/SINTOMAS E TRATAMENTOS DAS DOENÇAS DA PRÓSTATA



As doenças relacionadas à próstata podem aparecer em qualquer fase da vida, sendo as principais o câncer de próstata, a prostatite e a hiperplasia benigna da próstata. A doença mais grave, o câncer de próstata,  é mais comum em homens com mais de 50 anos de idade, por isso é importante fazer exames regularmente a partir desta idade para identificar precocemente  possíveis problemas. 

A próstata está localizada entre a bexiga e a pélvis do homem, estando à frente do reto, que é a porção final do intestino, e, por isso, é possível sentir a próstata através do exame de toque retal. Sua função no organismo é produzir parte do líquido que forma o esperma, ajudando a alimentar e proteger os espermatozoides.

As principais alterações da próstata são o câncer, a hiperplasia benigna da próstata e a prostatite e podem ser causadas devido a herança genética, alterações hormonais ou infecções de vírus ou bactérias.

1. Câncer de próstata

Apesar de ser  mais comum em homens com mais de 50 anos, o câncer de próstata  também pode aparecer mais cedo, principalmente quando se tem histórico desta doença na família.

O tratamento é feito  com cirurgia para remover o tumor, sendo necessário em alguns casos remover toda a  próstata. Outras formas de tratamento que podem ser usadas juntamente com a cirurgia são a radioterapia e o tratamento com hormônios, para diminuir o tumor e reduzir o risco da doença voltar. Além disso, mesmo após o câncer ter sido curado, é importante fazer exames regulares para identificar precocemente caso o tumor reapareça.

. Hiperplasia Benigna da Próstata

A hiperplasia benigna da próstata, também conhecida como próstata crescida ou inflamada,  é o aumento do tamanho da próstata, mas sem a presença de câncer. É comum que muitos homens apresentem esse problema em algum momento da vida, pois ocorre um aumento natural da próstata com o passar da idade, como aconteceu recentemente com o presidente Temer.

O tratamento para a hiperplasia benigna da próstata  é  feito através de remédios para relaxar o músculo da próstata, hormônios para diminuir o tamanho do órgão ou, nos casos mais graves, cirurgia para remover a próstata.

. Prostatite

A prostatite é uma infecção na próstata, geralmente causada por infecções de vírus ou bactérias, podendo surgir também como consequência de uma infecção urinária mal tratada. Essa alteração também pode gerar o aumento do tamanho dessa glândula, mas de forma temporária, pois ela volta a diminuir após o tratamento, que é  feito através do uso de antibióticos e de remédios para diminuir a dor. Em  alguns casos a internação hospitalar pode ser necessária para tratar a doença com medicamentos na veia. No entanto, quando os antibióticos não conseguem combater a infecção, é preciso fazer uma cirurgia para retirar a região inflamada.

Sinais de alerta para próstata

Em geral, todas as alterações na próstata apresentam os mesmo sintomas, que são:

  • Dor ou ardor ao urinar ou ao ejacular
  • Sensação de bexiga cheia, mesmo após urinar
  • Aumento da frequência urinária
  • Diminuição da força e do jato de urina
  • Dor abaixo do umbigo e na zona entre os testículos e o ânus
  • Dor nas costas, principalmente na região lombar

No caso de surgimento  desses sintomas, deve-se procurar o médico urologista para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado. Para saber se a próstata está bem é preciso fazer exames como:

  • Toque retal: é a apalpação da próstata através do ânus do paciente, sendo utilizada para avaliar o tamanho e a dureza da próstata.
  • PSA: é um exame de sangue que contabiliza a quantidade de uma proteína específica da próstata, e resultados com valores elevados significam que a próstata está aumentada, podendo ser hiperplasia benigna  ou câncer.
  • Biópsia: exame onde é retirado um pequeno pedaço da próstata para ser avaliado em laboratório, identificando alterações nas células que caracterizam o câncer.
  • Exame de urina: utilizado para detectar a presença de bactérias na urina e diagnosticar casos de prostatite.

Esses exames devem ser feitos em qualquer idade na presença de sintomas de alterações na próstata e de acordo com as orientações do urologista. No entanto, é importante realizar o exame de toque uma vez por ano após os 50 anos de idade ou após os 45 anos, em casos de histórico familiar de câncer de próstata, sendo importante lembrar que o câncer de próstata tem grandes chances de cura quando identificado no início. (Fonte: https://www.tuasaude.com/a-prostata/) (Foto: http://urologicamg.com.br/cancer-prostata/)