SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE CAPACITA CATADORES | TR Revista

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE CAPACITA CATADORES



 

Com a implementação do programa de Coletiva Seletiva há um mês no município de Três Rios, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, deu início à  capacitação dos membros da Cooperativa de Catadores Três Rios Coletiva.

Durante os meses de fevereiro e março, os catadores participarão de palestras com os temas "Lixo ou resíduo? Entendendo melhor nosso objeto de trabalho", "O potencial da coleta seletiva no Brasil e no mundo", "Segurança e bem-estar nas cooperativas de catadores" e "Educação Ambiental: a porta de entrada para o futuro da Coleta Seletiva". Ao final da capacitação, os catadores farão uma visita às cooperativas de Areal e Sapucaia. A responsável pelas palestras é a titular da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Alice Hagge.

No momento, o programa de Coletiva Seletiva atende a três bairros: Cantagalo, Centro e Triângulo. Posteriormente, o serviço será estendido a toda a  cidade. Todo trabalho é feito pela Cooperativa de Catadores Três Rios Coletiva, em parceria com a Prefeitura.

A Secretaria de Meio Ambiente vem orientando a  população, através dos meios de comunicação. Para que  separe o lixo seco (reciclável) do lixo úmido. Não é necessário separar o vidro do plástico, do papel ou do metal, por exemplo. Estes materiais, contudo, não devem ser misturados com restos de comida ou lixo do banheiro, ou seja, com os rejeitos orgânicos. (Fonte: Coordenadoria de Comunicação da PMTR)