img
  

SECRETARIOS DE SAÚDE REUNIDOS HOJE EM TRES RIOS

SECRETARIOS DE SAÚDE REUNIDOS HOJE EM TRES RIOS



Secretários de saúde dos municípios da Região Centro Sul Fluminense estarão reunidos nesta segunda-feira (16)  em Três Rios, para analisar problemas da área. A convite do Secretário Luiz Alberto Barbosa, estarão presentes representantes de Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia e Vassouras.

 Entre outros assuntos, será discutida a situação enfrentada atualmente pelo Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, que vem recebendo gestantes de Paraíba do Sul e Areal, municípios que possuem hospitais aparelhados para a realização de partos. Segundo o Secretário de Saúde de Três Rios, o número de nascimentos aumentou de 7 para 11 por dia, provocando o adiamento de cirurgias ginecológicas eletivas, programadas com grande antecedência.  Luiz Alberto informou que vai pedir ajuda ao Secretário Estadual de Saúde, Marcos Mussafir, para solucionar o problema, estando a visita do mesmo prevista para depois da Copa do  Mundo.  

Durante a reunião, o Secretário de Saúde de Três Rios deverá fazer um apelo aos representantes dos municípios para que evitem transferir para a cidade pacientes que podem ser atendidos nas cidades de origem.  “Os municípios devem mandar para Três Rios apenas os casos de urgência e emergência. A UPA está se transformando num local de internação, e esta não é a sua finalidade principal. Já houve casos de  sete pacientes estarem ocupando a  sala vermelha, quando a capacidade é para  quatro pacientes. Todo o suporte, tanto humano quanto técnico, é calculado para atender um número certo de pessoas, e quando esta capacidade extrapola, é claro que o  atendimento fica prejudicado. Os municípios que têm hospital devem manter seus pacientes internados no local, até que seja conseguida vaga em outra unidade, através da Central de Regulação”, afirmou Luiz Alberto.     

Um outro problema, a instalação de uti neo natal, segundo o Secretário, deverá ser solucionado com a ampliação das instalações do Hospítal de Vassouras, onde serão instalados também novos leitos para internação das gestantes de alto risco.