img
  

TOLERÂNCIA ZERO NO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS

TOLERÂNCIA ZERO NO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS



Tolerância zero. Esta é, segundo o Tenente Coronel José Augusto, Comandante do 38º BPM, a fórmula para conter o avanço do tráfico de drogas em Três Rios. Falando na manhã desta terça-feira (4) ao programa 107 Verdade, da FM 107, o militar afirmou que qualquer pessoa que seja flagrada portando drogas deve ser conduzida à delegacia, independentemente da quantidade. “Hoje a pessoa é surpreendida com uma trouxinha de maconha, e amanhã poderá estar traficando uma tonelada”, afirmou o Comandante.

Sobre o índice de criminalidade na cidade, o Tenente Coronel afirmou que é muito baixo, não somente pelo sistema de policiamento, mas também graças ao serviço das câmeras de monitoramento, que inibem a ação dos malfeitores e auxiliam no esclarecimento de muitos crimes.

O Comandante do 38º BPM manifestou preocupação quanto ao aumento do índice de criminalidade em Paraíba do Sul, onde ocorreram, recentemente, três homicídios num curto espaço de tempo, e revelou que o prefeito da cidade, Marcinho, já está tratando da instalação das câmeras. Na ocasião, ele convidou a todos para participar do culto ecumêmico que acontecerá nesta quarta-feira naquela cidade, com o objetivo de orar pela paz. Segundo o Tenente Coronel, a segurança deve ser preocupação de todos, não somente da polícia. ”Muitas das vezes a vizinhança está um inferno, mas as pessoas não se preocupam, acham que não devem interferir porque não está acontecendo na casa delas”- afirmou, frisando que os policiais não são onipresentes nem oniscientes, e por isso não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo nem saber de tudo o que está acontecendo o tempo todo. Para ele, a utilização dos telefones do disque denúncia é essencial para auxiliar no combate ao crime. Além do 190, está disponível também o telefone da P2, o serviço reservado da PM: 2252-5499. Os telefones não têm identificadores de chamada, portanto o anonimato é garantido. O Comandante do BPM informou que, graças à denúncia, há algumas semanas a P2 conseguiu fechar um cassino clandestino que funcionava na Avenida Condessa do Rio Novo, prendendo e autuando 17 pessoas.

Falando novamente sobre o combate ao tráfico de drogas, o Tenente Coronel José Augusto revelou que recentemente foi resolvido um grave problema no Colégio Municipal Walter Francklin, onde havia alunos portando armas e ameaçando colegas e funcionários. A direção do estabelecimento pediu o auxílio da PM, e depois do caso resolvido foi feito um acordo com a Prefeitura, que possibilita à Secretaria de Educação solicitar a presença de policiais nas escolas, sempre que necessário. Para evitar conflitos entre os estudantes e a ação de traficantes de drogas, foi instituída a ronda escolar, feita pelas viaturas da PM no horário de entrada e saída das escolas. O militar falou também sobre os golpes de que são vítimas principalmente os idosos, por ocasião do recebimento dos benefícios do INSS. Segundo José Augusto, é fundamental a presença de um parente junto ao idoso nestas ocasiões, para evitar a ação dos golpistas que se aproximam oferecendo vantagens ou presentes e acabam roubando o dinheiro dos aposentados. A área de atuação do 38º abrange os municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Sapucaia e Três Rios. Contatos podem ser feitos através do telefone 2252-4396, ou pelos emails: 38bpm@policiamilitar.rj.gov.br e 8bpm@operacional.pmerj.org.