UNHAS: CUIDANDO BEM DO CARTÃO DE VISITAS | TR Revista

UNHAS: CUIDANDO BEM DO CARTÃO DE VISITAS



As unhas estão cada vez mais em evidência. Consideradas o cartão de visitas das mulheres, merecem cada vez mais cuidados e  as indústrias se esforçam para apresentar um número a cada dia maior de produtos, como esmaltes, cremes, aparelhos para tratamento, enfim, um arsenal de coisas que fazem a loucura da mulherada. Mas você sabia que nossas unhas podem servir como alerta para algum problema de saúde? 

  • Unhas  pálidas:  podem ser sinal de anemia, insuficiência cardíaca, problemas no fígado ou desnutrição.
  • Unhas brancas com as pontas escuras: podem ser sinal de hepatite.
  • Unhas amareladas: pessoas com unhas “encardidas” assim podem estar com problemas de infecção por fungos.
  • Unhas azuladas: sinal de que o corpo está recebendo pouco oxigênio. Indicativo de infecção nos pulmões, pneumonia etc.
  • Unhas com ondulações: podem ser um sinal de psoríase ou artrite inflamatória. 
  • Unhas rachadas ou divididas ao meio por um traço vertical, geralmente mais alto do que a própria unha e que são fracas, quebrando com frequência: podem indicar problemas na tireóide.
  • Outras alterações nas unhas, como bordas avermelhadas e inchadas, ou manchas escuras que não foram provocadas por pancadas, também podem ser problema. Estas orientações simples não têm a intenção de apavorar ninguém. Se você notar alguma alteração, convém procurar um dermatologista. Fonte de consulta: site WebMD.

MUDANDO DE ASSUNTO...

Vamos falar agora sobre a beleza das unhas. A maioria das mulheres vai à manicure apenas uma vez por semana. Com a vida corrida que a gente leva não dá para fazer unha todo dia, não é mesmo? Então, o que fazer para o esmalte durar mais?

Segundo a maioria das  manicures, o esmalte descasca rápido quando as unhas são muito lisas, o que dificulta a aderência. Nesse caso, um bom truque é passar uma lixa em cima das unhas, antes de pintar,  tornando-as mais ásperas. Outra dica importante é lavar muito bem as mãos, esfregando as unhas com uma escovinha antes do esmalte, para retirar qualquer vestígio de acetona, removedor  ou creme hidratante. Portanto, evite retirar o esmalte antigo e passar o novo em seguida sem lavar as mãos. Você vai desperdiçar dinheiro, porque vai descascar rapidinho!

Já ouviu dizer que esmalte velho dura menos? Pois é verdade. O esmalte novo é mais fino, vai aderir mais fácil nas pontas das unhas e, portanto, durar mais, enquanto os velhos, por estarem mais grossos, se soltam logo nas pontas e aí... adeus unha feita!

Agora uma dica cada vez mais utilizada pelas manicures: aplicar duas camadas de esmalte e uma de extra brilho, um grande trunfo para fazer o esmalte durar mais.Além de passar o extra brilho quando  fizer as unhas, você pode passar mais uma vez no meio da semana, por exemplo. Com esse truque, suas unhas ficarão de cara nova.

As profissionais dos salões costumam dizer também que os esmaltes cremosos duram mais. Os foscos, que estão na moda, estragam mais rápido.

E PARA NÃO PERDER TEMPO...

Anote alguns truques que ajudam o esmalte a secar mais depressa:

Ar frio: quem nunca ficou balançando as mãos ou soprando as unhas na tentativa de fazer o esmalte secar mais rápido? O truque  até funciona, mas dá mais resultado se você usar o secador de cabelos. Mas atenção, tem que ser com o ar frio, e respeite uma distância de pelo menos 20cms entre o secador e as mãos.

Água gelada: também funciona, porque o  frio faz com que o esmalte seque mais rápido, mas tem que ter cuidado. Espere dois minutos após a aplicação do esmalte e mergulhe os dedos por cerca de um minuto em um pote  com gelo e água. Depois,deixe  secar naturalmente.

Mais  camadas: Em vez de aplicar  duas camadas grossas de esmalte, aplique   três bem fininhas. Isso só vai ser possível se o esmalte for novo, e o segredo é deixar cada camada secar naturalmente antes de aplicar a próxima.

Agora dê um clique na galeria de fotos, embaixo do texto, e conheça seis  modelos incríveis de unhas decoradas, prá você copiar e ar-ra-sar!