UPA ATENDE 60 CASOS DE CONJUNTIVITE POR DIA | TR Revista

UPA ATENDE 60 CASOS DE CONJUNTIVITE POR DIA



 

As altas temperaturas e as frequentes chuvas deste verão têm aumentado o número de casos de conjuntivite em toda a região. De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Três Rios, 1.400 casos de conjuntivite foram notificados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A unidade atende aos pacientes de Três Rios e região.

De acordo com o médico  infectologista Antonino Adriano Neto, o número de atendimentos aumentou consideravelmente nos últimos dias. "Estamos com muitos casos de conjuntivite na região. Notificamos cerca de 60 casos por dia na UPA".

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. É de rápida disseminação em ambientes fechados e aglomerados. Por isso, é importante tomar algumas medidas de prevenção, como não coçar os olhos; evitar aglomerações; lavar as mãos frequentemente; não utilizar lentes de contato durante o período de tratamento; não compartilhar toalhas, rímel, delineadores ou outro produto de beleza; trocar fronhas com frequência.

Entre os sintomas mais comuns estão olhos vermelhos, sensação de areia nos olhos, coceira e pálpebras inchadas. A conjuntivite não traz riscos, desde que os pacientes sigam as orientações médicas. As pessoas com problemas visuais graves, como glaucoma e úlcera de córnea, devem ter cuidados redobrados no tratamento. Os sintomas podem durar de uma a duas semanas