USANDO E ABUSANDO DOS BATONS NO INVERNO 2014 | TR Revista

USANDO E ABUSANDO DOS BATONS NO INVERNO 2014



No Brasil as estações do ano não são muito definidas, e a gente percebe claramente isso quando enfrenta um sol de trinta graus em pleno outono, ou uma manhã gelada mesmo quando estamos na primavera. Mesmo assim, quando o tempo muda logo corremos para providenciar roupas mais adequadas, mais floridas se estamos em setembro ou outubro, mais sóbrias no meio do ano, e por aí vai.

E é claro que, com o guarda roupa, mudam também os tons do nosso make, não é mesmo? Sombras, e principalmente batons, seguem a tendência da moda mundo afora, e nem é  preciso gastar muito, ou ser expert em moda, para usar as cores que coloriram as bocas das “tops” nas passarelas. Na hora de se produzir, é bom lembrar: a escolha do  batom levanta ou derruba qualquer look!

Então vamos a algumas dicas que podem ser úteis na hora de escolher os tons certos para cada ocasião. Preste sempre atenção nas cores, mas   fique atenta  também às texturas: batons opacos são ideais  para o dia, deixe os tons metálicos para a noite. Aposte também no gloss no centro dos lábios. Nas peles  mais claras, os tons abertos,  como cereja,  ficam  melhor. Já em peles mais escuras, o bordô é sempre uma escolha acertada.

Bem, como sempre  acontece, as cores escuras estarão em alta durante o inverno. Portanto, batons em tons de marrom e vinho aparecem em todas as coleções, assim como o roxo, que também nunca fica de fora nesta época do ano. Você  pode encontrar, nas lojas especializadas, desde  os tons de berinjela, roxo mais escuro ou mais claro, mas pode comprar, sem medo de errar, porque definitivamente é um tom “in”. Fica bem em qualquer tom de pele, dependendo da tonalidade escolhida. E um dos sucessos da estação promete ser o “orquídea radiante”, um dos preferidos da atriz Lupita Nyong’o, rainha da maquiagem colorida e eleita recentemente uma das mulheres mais bonitas do mundo. 

Quem gosta de um look mais discreto pode apostar nos tons de marrom sem medo de errar, podendo escolher entre os mais escuros, marrom terra, ou café, pór exemplo,  ou os mais claros, na linha “nude”. Bocas beges também são up, por que não?

Mas, tendências à parte, vamos combinar que um bom batom vermelho deve fazer parte da maleta de maquiagem de toda mulher, não é mesmo? A cor continua em alta, fica bem em qualquer tom de pele e aparece também numa vasta gama de tons,  desde os mais fechados até os mais abertos. Mas alguns cuidados devem ser tomados  no momento da aplicação do batom escuro para garantir  acabamento perfeito. Vale apostar em um lápis de contorno para preencher os lábios antes de passar o batom, lembrando que para obter um efeito bonito lápis e batom precisam ser do mesmo tom.

 

ACERTE NA HORA DE USAR!

Toda mulher parece já nascer sabendo usar batom, mas existem alguns “segredinhos” que auxiliam bastante na hora de finalizar o make:

1 – Vai uma misturinha aí? É muito comum a gente ficar com vários “toquinhos” de baton dentro das bolsa, aquele famoso restinho que dá pena jogar fora, não é? Pois não tenha medo de parecer pão dura! A exemplo do esmalte, a misturinha de batom também é bastante comum. Escolha dois ou três tons que combinem,  use e pronto,  você vai ter uma cor exclusiva!

2 – Hidratação – Não se esqueça de que os lábios também precisam de proteção, principalmente nos dias mais frios. Os maquiadores aconselham o uso de um hidratante próprio, passando-se em seguida à aplicação do batom, de preferência com a ponta dos dedos, para garantir maior fixação e uma textura mais delicada.

3 – Use lápis de boca – Já ouviu dizer que o lápis evita o “vazamento” do batom? Pois é verdade! Mas é preciso cuidado na hora de usar, é necessário que ele seja do mesmo tom do batom.O lápis também é uma “arma” utilizada pelas mulheres que querem  mudar o tamanho da boca. Para deixar os lábios maiores, faça  o contorno com lápis em tom  mais escuro. Se a intenção for diminuir a boca, use a cor escura no centro dos lábios. Para conseguir um efeito bonito, a boca precisa estar bem contornada, e a mistura das cores tem que   ser suave, sem linhas marcadas, mostrando a separação dos tons.

4 – Para fixar a cor - Coloque um pouco de base e pó nos lábios e espalhe o batom com um pincel. Esse truque realça a cor  escolhida e o batom dura muito mais.

5 - Cuidado! -  Para aderir aos batons que são  tendências neste inverno, use antes de mais nada o bom senso combinando as cores fortes com o restante da maquiagem, procurando  dar harmonia ao make, É importante dar mais  suavidade aos olhos, para não sair por aí com um visual carregado.

No mais, é escolher as cores de que mais gosta, combinar com o resto do visual e sair por aí, boca pintada, arrasando geral no inverno 2014!