VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA RECOMEÇA EM TR | TR Revista

VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA RECOMEÇA EM TR



Será reiniciada nesta  quinta-feira (23) em Três Rios, a vacinação contra a febre amarela, agora seguindo as determinações da Secretaria de Estado de Saúde, que incluiu o município entre az zonas prioritárias para fazer o bloqueio da doença.

A vacinação acontecerá  no período de 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, no setor de imunização da Secretaria de Saúde, na Rua da Maçonaria, na Clínica da Família  do Triângulo,  e nos Postos de Saúde da Família abaixo  relacionados:

JK, Mãe Preta, Vila Nova,  Ponto Azul, Caixa Dágua, Monte Castelo, Cantagalo, Patio da Estação, Habitat, Santa Terezinha, Portão Vermelho, Boa União, Cidade Nova, Purys, Hermogênio Silva, Bemposta, Ponte das Garças, Morada do Sol, Jaqueira, Cariri e Rua Direita.

Inicialmente, serão aplicadas 10 mil doses, mas, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, uma nova remessa poderá ser enviada ao município,  conforme a disponibilidade do governo federal.

Os sinais e sintomas mais comuns da doença  são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da febre amarela podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

A vacina não é recomendada para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade, mulheres grávidas e pessoas alérgicas a gelatina e ovo. Maiores de 60 anos só podem ser vacinados com autorização médica.  

 

.