img
  

VEREADOR ABORDA O PROBLEMA DA OBESIDADE INFANTIL

VEREADOR ABORDA O PROBLEMA DA OBESIDADE INFANTIL



Na última quinta-feira, (2), véspera do Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil, o vereador e pediatra Hedílio de Araújo Cortez falou sobre o assunto, que vem preocupando cada vez mais as autoridades da área da saúde em todo o mundo.

"Muitas das vezes, associamos o problema à má alimentação dos pais, que influencia na alimentação da criança, falta de atividade física e fatores genéticos. Soma-se isso tudo e resulta numa criança com sobrepeso que sofre bullying hoje, mas que posteriormente sofrerá mais com doenças cardiovasculares e diabetes", resumiu.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são mais de 42 milhões de crianças com sobrepeso em todo o mundo. A obesidade é o quinto fator principal de risco de disfunção, chegando aos 2,8 milhões de mortes por ano. Má alimentação, falta de atividade física e genética são alguns dos fatores que levam a criança ao sobrepeso ou obesidade. O assunto é tão preocupante que, segundo a OMS 44% dos casos de diabetes, 23% dos casos de cardiopatias isquêmicas e de 7% a 41% dos casos de alguns tipos de câncer são atribuíveis ao sobrepeso e à obesidadel

O doutor Hedílio frisa a importância da atitude dos responsáveis pelas crianças, que devem priorizar determinados grupos de alimentos, oferecendo uma dieta equilibrada, rica em nutrientes naturais, vegetais, legumes, frutas e líquidos, esquecendo os fast foods que tanto atraem as crianças. Em 2012 o vereador conseguiu a aprovação da Lei 3.770, instituindo a Semana de Combate à Obesidade Infantil. O objetivo é conscientizar a população de Três Rios através de informativos para os males provocados pelo excesso de peso, causas, consequências e formas de evitá-lo. "Viemos de uma cultura onde criança bonita é criança gorda. Hoje em dia já foi provado que isso não é verdade. São fatores genéticos que vão influenciar, mas se a criança não aprender a valorizar desde cedo uma boa alimentação, com certeza será um adulto com problemas", explicou, acrescentando a importância da criança realizar acompanhamento médico corretamente e, em casos específicos, buscar ajuda de nutricionistas ou outros profissionais para auxiliar na redução do peso.

Também atento ao assunto, o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Joacir Barbaglio Pereira, o Joa, falou sobre as ações que são implantadas no município. "Há um mês aproximadamente, a cidade foi contemplada com o prêmio do Sebrae "Alimentação Escolar Saudável" que tem exatamente este objetivo: valorizar a boa alimentação, estimular hábitos saudáveis incluindo a prática esportiva para que, no futuro, aquele aluno se torne um adulto saudável. Isso mostra que o município tem feito a parte dele e a Câmara Municipal, como sempre, tem se colocado à disposição dos projetos que favorecem a população trirriense", disse o vereador.