WALDIR JOSÉ MEDEIROS - EX-PREFEITO DE TRES RIOS | TR Revista

WALDIR JOSÉ MEDEIROS - EX-PREFEITO DE TRES RIOS



+ OBITUÁRIO

Faleceu hoje (15/09) em Juiz de Fora. onde se encontrava em tratamento de saúde,  o ex- prefeito de Três Rios Waldir José Medeiros (1977-1982) .
Nascido na localidade da Grama, na divisa dos municípios de Paraíba do Sul e Sapucaia, com pouco mais de dois meses de idade chegara a Três Rios onde se radicaram seus pais.
Fazia questão de afirmar seu " gentílico municipal" de trirriense, uma vez que nascera em uma faixa de terra oficiosa, entre os dois citados municípios, que pertencia ao território de Três Rios.
Era um trirriense apaixonado pela terra !
Viveu intensamente o dia a dia da vida local e já na adolescência era admirado pelos seus dotes de inteligência e liderança.
Formado contador,  reforçou o quadro docente do curso Técnico de Contabilidade do Colégio Entre-Rios, onde formou e preparou centenas de jovens contabilistas unânimes na admiração da fácil metodologia daquele professor.
Na vida profissional dedicou-se brilhantemente à iniciativa privada junto à empresa da família. Emprestou empenhos a variadas instituições sempre demonstrando visão e capacidade. Dentre muitas participações comunitárias fez memorável o seu período de provedor do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Nas primeiras luzes do governo Samir Nasser, em 1973, foi pinçado da iniciativa privada para o serviço público à frente do criado setor de Coordenação e Planejamento. Por algum tempo acumulou as funções do seu setor com as Secretarias de Fazenda e Obras e Viação.
Mais tarde, pelo seu excelente desempenho e dinamismo,  seu setor foi elevado à Secretaria de Coordenação e Planejamento. Nos primeiros planejamentos para as eleições municipais de 15 de novembro de 1976, Waldir Medeiros já se firmara como o eficiente principal assessor do prefeito Samir Nasser e logo foi indicado por aquele então prefeito para sucede-lo concorrendo naquelas próximas eleições pelo então partido MDB.
Vencedor da peleja eleitoral de 1977, obteve a consagradora votação, para a época, de 9725 votos.
Waldir Medeiros era o novo prefeito eleito de Três Rios, senhor absoluto de uma votação recorde no município.
Esse resultado, além das aleluias da manutenção do poder, constituía um fato inédito na política municipal: em trinta anos da história política e administrativa trirriense fora quebrado o tabu do prefeito não fazer o seu sucessor. Assim, vendo Waldir Medeiros eleito prefeito de Três Rios, Samir Nasser levantava em ufania os orgulhosos troféus de prefeito duas vezes vencedor. O novo prefeito, com o empréstimo do seu nome confirmava o domínio do MDB na política do município.
Sua diplomação aconteceu no salão nobre da prefeitura, às 10 horas do dia 31 de janeiro de 1977, pelo juiz eleitoral Alexandre Herculano Varella, que promoveu a sua posse como o 18º prefeito de Três Rios.
O novo prefeito Waldir Medeiros proferiu um discurso de duas laudas, com um grande trecho dedicado à exaltação da obra administrativa de seu antecessor Samir Nasser.
Entre outras palavras :”Nada mais nobre nos homens públicos do que ter os olhos sinceramente voltados para o bem comum e o melhor dos seus esforços dirigidos para a concretização dos ideais coletivos. Sejam minhas primeiras palavras dirigidas a um homem que, durante todo o seu mandato, buscou atingir a concretização desses ideais coletivos." E prosseguindo em sua oração de posse, entre outras palavras deixou registrado:"... conduzido a esse cargo pela livre e soberana vontade de nossos eleitores, traduzindo os desejos do povo trirriense, pretendo executar um governo do Povo, pelo Povo e para o Povo... que os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estejam sempre irmanados, inspirados na fé, enlaçados a uma âncora de dourada esperança, em demanda do porvir...”
A administração do prefeito Waldir José de Medeiros cumpriu a promessa de realizações que atendessem aos anseios do povo: em parceria com a Cehab, construiu as 380 casas populares do hoje chamado Alto Purys; deu incentivo e ajuda à iniciativa privada, em parceria com o Sistema Financeiro de Habitação para a construção de aproximadamente 600 casas populares do Conjunto Habitacional Morada do Sol, no bairro Vila Isabel; em convênio com o Departamento Nacional de Obras de Saneamento, teve participação em 50% do muro de contenção da avenida Beira Rio de um trecho com cerca de 800 metros lineares, em concreto ciclópico vibrado; construiu sob essa avenida, uma obra de grande porte: a galeria da foz do córrego Purys; promoveu asfaltamento em grande extensão da rua Iglesias Lopes e calçou nove ruas transversais a essa; construiu três grandes muros de arrimo no morro da TELERJ para conter deslizamentos que ameaçavam um grande número de casas; construiu e implantou uma adutora de água potável para atender as necessidades. dos bairros Boa União, Purys, Monte Castelo e Cidade Nova; fez saneamento e construção de galeria na Av. Condessa do Rio Novo, na altura da Rodoviária Arsonval Macedo; construiu duas pontes em Bemposta e promoveu a ligação dos sub-bairros Jaqueira e Palmital, entre tantas e tantas e tantas outras obras prometidas e cumpridas que mereceram irrestrito apoio e aplauso popular.
Quase ao término do seu mandato, o prefeito Waldir José Medeiros foi surpreendido com a decisão do governo federal em prorrogar por dois anos os mandatos dos prefeitos. Cumpriu essa dilatação de governo por mais de um ano para renunciar ao executivo em 5 de maio de 1982, quando transmitiu a chefia do poder executivo ao vice-prefeito Micheli Félix.
O prefeito Waldir José Medeiros, mandatário prático, objetivo e capaz, bem soube conduzir e honrar o posto a que foi levado por maciça vontade popular. Por conseguinte, conquistou justíssima permanente posição na galeria dos dirigentes que, irrefutavelmente, souberam elevar a bom nome o desenvolvimento de Três Rios.
Após gerir o município, Waldir Medeiros continuou e foi merecedor da admiração e do calor carinhoso do povo trirriense.
Figura presente em nosso dia a dia sempre recebendo a afeição do povo que aprendeu a amá-lo, respeitá-lo e elevá-lo.
Aplaudido sempre como o exemplo vivo do correto e competente desempenho político mandatário com que administrou Três Rios!
Era viúvo de Neuza Caldas Medeiros e deixa os filhos Fernando ( Kiko) e Vanessa e netos, a quem enviamos nossas condolências.
Seu corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Três Rios e será sepultado amanhã (16), às 10 horas, no cemitério municipal de Anta, distrito de Sapucaia.
Como derradeira homenagem ao eterno prefeito trirriense,cabe-nos exclamar: PALMAS PARA WALDIR JOSÉ MEDEIROS !

Foto:
Prefeito Waldir José Medeiros em seu discurso de posse, no dia 31 de janeiro de 1977.