img
  

A HISTÓRIA DE TRÊS RIOS AO ALCANCE DAS MÃOS

A HISTÓRIA DE TRÊS RIOS AO ALCANCE DAS MÃOS



Moradores de Três Rios e turistas em visita à cidade contam há algumas semanas com uma novidade que fornece informações  não só dos prédios antigos, mas também de obras mais recentes, como o terminal rodoviário municipal e a Avenida Prefeito Alberto Lavinas.

Trata-se do Projeto História em Mãos, idealizado pela empresa Rian Design gratuitamente, como um presente para a cidade.   Placas de realidade aumentada foram instaladas em frente a  Casa de Cultura e ao Teatro Celso Peçanha, na entrada principal da prefeitura e na lateral da Matriz de São Sebastião, entre outros pontos. Para conhecer a história, é necessário baixar no smartphone um leitor de códigos. Aproximando então o celular da placa, o aparelho faz a leitura e abre a página com as informações, que incluem detalhes da construção, fotos históricas e outras informações.

O objetivo da  Rian Designer, empresa idealizadora do projeto, é despertar o interesse pela história do município, levando as pessoas a valorizar as construções por onde muitos passam diariamente sem se dar conta de sua importância. 

Mestrando do  curso de Ciências da Computação  na Universidade Federal de Juiz de Fora, o trirriense Rian Dutra estudou Animação e Modelagem 3D  e Design Digital no Instituto Infnet  e Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade Estácio de Sá. Especializado em desenvolvimento de sites, games  e artes para redes sociais, foi responsável pela criação das páginas do humorista Sérgio Mallandro e dos atores  Jonatas Faro, Kadu Moliterno,  Luma Costa,  Carlos Machado, e Marcelo Serrado, além de várias empresas da região.  Fora do Brasil, desenvolveu o novo  site da Ephere Inc,  firma canadense que presta serviços para gigantes do cinema e games, sendo  desenvolvedora de um dos mais utilizados softwares de renderização de cabelo e fluidos para animação 3D, o Ornatrix e Lucid.

Projeto semelhante ao História em Mãos foi desenvolvido em  Petrópolis, que  entrou em funcionamento para todo o público no dia 5 de agosto,  com a disponibilização de informações sobre ambientes e peças dispostas ao longo do circuito de exposição permanente do Museu Imperial. Saiba mais sobre a Rian Design: http://www.riandesign.com.br/pt