img
  

CONHEÇAM O NOSSO MORRO DO PARAPENTE!

CONHEÇAM O NOSSO MORRO DO PARAPENTE!



CONHEÇAM O  NOSSO MORRO DO PARAPENTE! 

                                                                               Simone Carvalho*  

Hoje à tardinha aproveitei pra dar uma conferida na floração das Canafistulas do Morro do Parapente. Uma hora e meia de caminhada, do morro onde moro ao topo do outro morro. E existem duas subidas, a estradinha iniciando no trevo da Ponte das Garças, e a trilha que se inicia no canto do posto Cutuba, onde ficam estacionadas as carretas. 

Os cactos (mandacaru) sempre maravilhosos! As árvores de Canafistulas, em mais uma semana, estarão  amarelinhas, me oferecendo "aquelas fotos"! Mas o que me destrói por dentro é ver a destruição do restinho da mata lá no topo, pelo fogo.  

Mas há como proteger e recuperar boa parte dela, eu passei pelo antigo caminho do século passado, feito por máquina, que ligava a zona rural dos Pilões até próximo a cidade, e o caminho passa por dentro da mata. É só reabrir a estrada, alargar bem para o fogo não saltar, fazer outras proteções em seu entorno, e tudo ficaria lindo e protegido para a população curtir a natureza aqui de cima. 

Vou insistir mais uma vez com este novo governo, só tenho um fiozinho de esperança que ele possa me ouvir, pois é um lugar maravilhoso para o ecoturismo do município, de fácil acesso, sem nenhuma restrição, já muito frequentado por caminhantes, galera da bike e do motocross. Que turista não gostaria de fazer uma trilha de aventura e tirar umas fotos como estas? 

Vou insistir mais uma vez pela salvação do Morro do Parapente, que será um grande benefício para o município de Três Rios. Ele é uma unidade de conservação, está inserido dentro da Área de`Proteção Ambiental Vale do Morro da Torre. E o município recebe repasse de ICMS Verde desta unidade e das outras cinco que tem no município, e nem um centavo é retornado para elas como medida protetiva. Confesso que já sem esperanças, pois há anos falo sobre a  importância da preservação dos morros do entorno da cidade, mas governo nenhum dá bola. Mas, quem sabe um dia dá certo, né?! Só espero que este dia não seja tarde demais. 

 

Simone Carvalho é bióloga*